Páginas

Conheça a caipirinha sólida


Uma bebida muito interessante é a caipirinha sólida, isso mesmo, bebida sólida. Estanho não? Copos com fumacinhas, bebidas endurecidas e transformadas em esferas gelatinosas podem nos confundir pela visão, mas não pelo sabor.

O gosto refrescante da caipirinha, o adocicado do Sex on the beach e o azedinho da marguerita continuam os mesmos – só que ganham uma apresentação especial. Os efeitos inusitados são criados por meio de técnicas da gastronomia molecular, ciência que trabalha com as propriedades químicas e físicas dos alimentos, e mostram que há outras maneiras, além da combinação de frutas exóticas e destilados importados, de incrementar drinques tradicionais.

Especializados na cozinha molecular, chefs ensinam receitas que, com os ingredientes adequados, podem ser preparadas dentro de casa. Saiba como preparar uma caipirinha de melão solidificada que, por meio de técnicas de criogenia, que trabalha com temperaturas baixíssimas, é “frita” a -196°C.

Caipirinha solidificada de melão


Ingredientes:


-2 doses de xarope de melão cantaloupe

-1 dose de vodca

-suco de limão

-açúcar

-nitrogênio líquido


Modo de preparo:


-Coloque o xarope de melão, a vodca, o suco de limão e o açúcar em uma panela.

-Mexa até os ingredientes ficarem bem misturados.

-Adicione o nitrogênio líquido. Ao entrar em contato com os ingredientes da caipirinha, o nitrogênio vai “fritá-los” por imersão inversa. É a técnica da criogenia. A quantidade deve ser suficiente para fazer com que a caipirinha assuma a forma de pequenos flocos gelados.

-Como o nitrogênio já está em uma temperatura muito baixa, não é necessário adicionar gelo.

Obs: O nitrogênio líquido deve estar em uma temperatura de -196ºC. Tome cuidado para não colocar as mãos em contato direto com o líquido e utilize uma panela de alumínio resiste a baixas temperaturas.

Como apresentá-la: Coloque um pouco do xarope puro no fundo do copo. Em seguida, com a ajuda de uma colher, acrescente os flocos de caipirinha. Para dar um visual ainda mais diferente, despeje no copo um pouco mais de nitrogênio líquido. Vale lembrar que é possível substituir a vodca por cachaça ou pinga, além de fazer uma caipirinha de outros sabores de fruta. Outros drinques, como a marguerita, também podem ser preparados por meio da criogenia.