Agora os rumores da nova Yamaha Fazer 2010/2011 estão se tornando mais reais. Imagino que a moto será lançada nos primeiros meses do ano, o que certamente não deve ser suficiente para nomear o modelo como 2011. Não se sabe ainda se o motor será o mesmo 250cc mono-cilíndrico de duas válvulas da Fazer atual, ou se será aumentado para 300cc, para competir com a CB300. E a expectativa sobre o lançamento desta moto no salão era grande, mas acabou não se concretizando. Mas uma coisa é certa: Cedo ou tarde, novidades virão. Para o modelo 2011, atendendo a pedidos dos consumidores, a Fazer YS250 foi reestilizada passando por melhorias e mudanças significativas. No visual fluídico e agressivo mudaram o tanque de combustível, painel de instrumentos, os conjuntos óticos dianteiro e traseiro, técnicamente foi modificado o link da suspensão traseira, que agora passa a ser por rolete, e o freio traseiro. O freio a disco traseiro passa a ser um componente "standard" na Fazer YS250.
Todo o funcionamento do motor é assegurado por um eficiente sistema de controle que comanda um conjunto de dez diferentes leituras. O coração, a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os comandos aos vários sistemas para que funcionem de forma ideal para atender às mais diferentes condições de pilotagem, como por exemplo, o sensor de ângulo de inclinação que é usado para interromper a injeção do combustível quando houver uma inclinação da motocicleta superior a 65 graus.