
A primeira grande regra e dica é sem dúvida a leitura das normas da nova ortografia e da nossa gramatica, prestar atenção nos mínimos detalhes, claro que ninguém vai conseguir decorar todas as regras, para orações, pontos, vírgulas, etc. Mais é sempre bom saber as principais, como: a definição correta das palavras, onde colocar ponto e vírgula, não misturar tempos verbais, etc.
A estrutura de uma redação deve ser a seguinte:
Introdução: Onde você vai expor em poucas linhas tudo àquilo que você irá falar no texto, ou seja, você vai apresentar ao leitor o seu texto, todas as suas ideias e tudo aquilo que irá falar sobre determinado assunto.
Desenvolvimento: Essa é parte chave do texto, vamos dizer o coração da redação, onde a pessoa apresenta o desenvolvimento, isto é, tudo sobre o tema que você está falando. A pessoa irá desenvolver seu texto de uma forma que não fique cansativa ao leitor. Evite repetição de muitas palavras e saiba organizar o seu texto.
Conclusão: Acabado o desenvolvimento do assunto é hora de você concluir, a dica para os alunos é usar uma conclusão cidadã, ou seja, na sua conclusão colocar propostas para melhorar tal coisa, ou tal projeto. Faça uma analise do seu texto e conclua ele também em poucas palavras.
Esse é o corpo de um texto dissertativo, há outros vários tipos e formatos de texto para que você aprenda, porém é importante saber esse tipo de texto, pois ele é o mais pedido em todas as universidades do país.
Uma dica útil é importante é a leitura, não deixe de ir á biblioteca ou ler em casa, artigos de jornais, revistas ou livros da literatura, pois só assim você saberá como ter ideias para a sua redação, e consequentemente ideias de como escrever corretamente.
Portanto concluímos que, a leitura e uma boa escrita são fundamentos importantes e necessários para quem deseja ir bem às redações, mas só elas não bastam, por isso antes de qualquer coisa, planeje treinos em casa, faça e refaça redações, sempre lendo e relendo para que você mesmo avalie seus erros e saiba como não errar mais. Seja critico e de opiniões coerentes em suas redações, à pesquisa pelo tema também é fundamental.