Quem nunca ouviu falar de doping? Esse termo sempre é muito citado quando se trata de esportes, sendo que ele nada mais é do que o uso de algumas substancias químicas que fazem com que o esportista no caso seja estimulado a ter melhores resultados, assim aumentando a sua resistência ou até mesmo aumentando o seu desempenho, como por exemplo, deixando um esportistas mais veloz, que esse é um dos fatores mais importante em grandes quantidades de provas.
Assim essa pratica se torna ilícita, por ter grandes chances de influenciar os resultados finais, por se trata de um esforço fora do natural, deixando então de ser algo natural do ser humano. Não tem uma taxa especifica que pode ser considerado doping, onde muitas vezes apenas encontrando determinadas substancias no organismo do atleta ou do animal de competição já pode ser considerado doping. Muitos atletas brasileiros já foram pegos pelo exame anti-doping, sendo que um dos últimos escândalos, foram os resultados dos exames de César Cielo, que teve uma grande repercussão mundial.
O problema é que muitos remédio com analgésicos e também antiinflamatórios, podem conter algumas substancia que para os comitês esportivos são ilícitos, e em muitos casos os esportistas não tem a ciência disso e acabam sendo pegos. Outro exemplo foi com a também nadadora Rebeca Gusmão, que foi pega por usar alguns esteróides e suplementos para sua musculação, onde ela foi considerada culpada e perdeu a chance de continuar defendo o nome do Brasil nas competições mundiais.
Podem ser consideradas doping substancias que agem como estimulantes psicomotores como anfetaminas, cocaína e aminoflina, que agem diretamente no sistemas nervoso central como as aminas simpaticomiméticas que também podem ser consideradas. Nessas categorias podemos colocar alguns analgésicos-narcoticos que contem em sua composição codeína, morfina e heroína, sem contar que alguns esteróides hormonais podem entra na lista de uma maneira muito fácil.
Então se você pratica algum esporte, ou conhece que pratique fique de olho nos medicamentos, leia a bula e procure sempre a prescrição de um profissional para que possa evitar os problemas de doping.