Páginas

Vantagens e Desvantagens do Cheque Especial


O cheque especial é um crédito pré-aprovado pelo banco e o cliente. Isso faz com que o cliente possa utilizar deste crédito sempre que precisar, mas ressaltando que os juros serão cobrados e bem altos. Os encargos também serão cobrados. É preciso ter muito cuidado ao utilizar o cheque especial, pois poderá ocorrer de não conseguir pagar. Portanto, veja quais são os benefícios e desvantagens de ter o cheque especial e lembrando-se de visualizar qual é o seu limite disponível.

Ele deve ser utilizado apenas em casos de emergência quando não se tem dinheiro e precisa urgentemente. Veja também se você conseguirá pagar o que utilizou até o vencimento do mesmo, caso contrário evite ao máximo.

Vantagens do Cheque Especial

  • A vantagem maior do cheque é o que o seu limite é aprovado assim que você abre a sua conta, portanto, não é necessário a comprovação de renda para conseguir utilizar o dinheiro.
  • Está na conta bancária para a hora que você precisar, não tendo nem que pedir para o banco, ou seja, basta você seguir para uma agência ou caixa eletrônico 24 horas e retirar o dinheiro.
  • Precisando de dinheiro rápido essa é de imediato. É possível fazer compras pela internet, ir para os barzinhos e pagar tudo no débito, ficando muito mais fácil para você.
Desvantagem do Cheque Especial

  • Dentre os produtos de crédito ele possui o terceiro maior juros do país. Os juros do cheque foi de 135% o que é muito alto.
  • Para qualquer pessoa que não pode pagar pelo juros o ideal é procurar por outra maneira de conseguir o dinheiro, pois com o cheque especial será alto os juros.
  • Não deixe vencer a data para pagar o que pegou. Portanto, pague antes se possível.
  • Tome cuidado com alguns bancos que dão 10 dias de carência, pois no décimo primeiro dia ele cobra por todos usados.
Quando não consegue pagar no primeiro mês que usou tente cancelar o mesmo e pedir por uma negociação, desta forma estará pagando mais barato. Se isso não for possível pegue empréstimo de uma empresa que cobre menos para pagar e depois continue pagando por ele e não para banco.