Em uma loja quase sempre o cliente tem razão, por este
motivo precisa ser tratado com atenção e bem. O que acontece em milhões de
lojas é que os funcionários não tratam bem os seus clientes e acabam vendendo
menos que as outras. Para um cliente basta uma boa educação, conhecer do
produto que esteja falando e principalmente não ficar colocando produtos para
ele comprar, deixe o escolher. Essas são algumas das formas de tratar o
cliente. Veja abaixo mais formas para tratá-lo como deve.
- Intimidade. Cuidado quem
você trata com intimidade. Alguns gostam de ser chamados pelo nome, outros
não. Não deve ficar muito em cima de uma pessoa casada, afinal para ela
isso é um insulto e não atendimento. Mantenha a distância correta e meça
as palavras que usar, bem como o seu modo de agir.
- Respeito. O cliente deve
ser sempre tratado com respeito que precisa. Se ele está nervoso respire
melhor e tenha paciência. Para ser um bom vendedor é preciso paciência,
pois cada dia você atende uma pessoa com um humor, de uma maneira. O
cliente alegando que está errado e você não está mostre com calma o ponto
correto.
- Conheça o produto. Tratar
um cliente bem também significa conhecer o produto, afinal você está
mostrando algo que lhe interessa. Sendo feita uma pergunte esteja pronto
para atendê-lo com uma resposta verdadeira sempre. Analise e estude sempre
o que a sua loja vende para ser um vendedor reconhecido.
- Agradeça sem exageros. O
agradecimento é sempre uma forma informal de mostrar que ficou satisfeito
em atendê-lo e espere que ele volte. Fazendo isso um cliente sempre volta
e compra com o mesmo vendedor, o que é excelente para ele que também
comissão sobre o que faz.
- Seja sempre uma caixinha
de surpresa. Mostre que você pode o surpreender com coisas diferentes
dentro do seu gosto, ou seja, mostre que consegue analisar o seu estilo e
trazer produtos que ele vai gostar. É uma forma também de conquistar o
cliente.