Quando
vamos vender alguma coisa, ou trabalhamos como vendedores temos que ter um bom
script. Temos que analisar a abertura da conversa, passar dos dados do produto,
fazer uma sondagem para verificar se o cliente está aberto a esse negocio, e se
não, podemos averiguar o que ele pode precisar e o seu poder de aquisição.
Quando vamos passar os valores para o cliente é preciso estarmos ligados a
todos os pontos e observar qual a melhor proposta para se fazer. Certamente
expor as vantagens dessa compra é sempre ótimo, isso abre os olhos para que estes
clientes, muitas vezes leigos, possam ter uma visão mais aprimorada de quão bom
é o produto. Todos esses tópicos devem ser levados em consideração, isso é o
inicio de uma boa negociação e pode nos render boas vendas. Vamos analisar
todos esses pontos abaixo:
Inicio
da Negociação
Devemos
sempre deixar o cliente em uma situação confortável. De inicio procure saber
qual o nome dele e chame-o pelo nome sempre. Assim ele sentirá mais achegado ao
negociador ou vendedor. Com isso, passamos mais confiabilidade para este
cliente, pois é muito estranho, para qualquer pessoa, confiar de inicio e ainda
em alguém que não sabe nosso nome. Chama-lo pelo nome traz também mais conforto
e o deixa em uma situação intima e pessoal, onde podemos manter uma conversa
mais agradável. Depois que chegou a esse patamar, determine que você está a par
de todas as informações sobre a venda, isso passa confiança também. Quando o
vendedor não sabe as informações do que está vendendo o cliente já começa a
ficar com pé atrás e pode transformar a venda ou a negocio em um desastre.
Informações Sobre o Produto
Um
vendedor deve saber todos os dados do que está vendendo jamais vai passar toda
a segurança que o cliente precisa. Antes de fazer a venda, se informe mais
sobre o produto, isso é algo importante. Saber também como o estabelecimento
trabalha os preços e passar as vantagens de se comprar este produto e naquela
loja é importante.
Comprometer
o Cliente
O que
podemos fazer para comprometer o cliente? Especifique para o cliente a importância
de comprar o produto e tudo que ele pode ganhar e angariar de vantagens na
compra. Lembre-se de fazê-lo enxergar todos os benefícios da compra e que o
local de compra tem que ser com você.