Páginas

Tirar duvidas sobre imposto de renda

Tirar duvidas sobre imposto de rendaO importo de renda faz parte de dividas que temos que pagar para o governo, isso é, você tem que analisar se você se enquadra nas questões acima e verificar qual seria o seu pagamento, a sua declaração.

Muitas pessoas têm grandes duvidas sobre questões simples, vejam as mais perguntadas:

Gostaria de saber se minha esposa, mesmo sendo minha sócia numa empresa, pode ser minha dependente.

Pode, a Receita aceita. O fato de eles trabalharem em conjunto supre a obrigação dela de fazer a declaração.

Mesmo que não haja ganho de capital na venda de um imóvel, é preciso preencher o demonstrativo de ganhos de capital?

Não. Se estiver dentro da condição de isenção, não precisa.

Estou morando fora do Brasil há menos de um ano. Devo declarar o IRPF normal ou fazer a declaração de saída definitiva do país? Vou continuar recebendo rendimentos do Brasil (tenho empresa). Como faço a declaração a partir da saída do Brasil?

Ainda, nesse momento, você vai tributar aqui no Brasil. Mas se você for ficar permanentemente fora do país, precisa fazer a declaração de saída definitiva.

Tenho um plano de previdência privada há cinco anos e nunca declarei à Receita. O que devo fazer?
Precisa verificar. Se for o PGBL, não precisa declarar. Agora, se for VGBL, tem que declarar o valor na declaração de bens.