Páginas

Educação Financeira para Universitários


É muito importante que os universitários tenham educação financeira durante o período de faculdade, principalmente. Muitos quando vão morar fora não tem controle do dinheiro que gastarão e acabam utilizando mais que o necessário e entram em dúvidas, retornando as suas casas logo no primeiro semestre. Um planejamento financeiro para todos os alunos é importante e fará com que eles tenham mais controle sobre as suas contas.

Utilizar de modo responsável o dinheiro que possuem é indispensável, até porque quando se entra na faculdade os gastos são muitos. Algumas das dicas para a educação financeira para eles são:
- Somar tudo o que possuem de dúvida. Se o dinheiro que os seus pais mandam a você (quando mandam) não der para passar o mês dê um jeito e comece a trabalhar para conseguir pagar tudo que deve.

- Em hipótese alguma utilize todo o seu limite do cartão de crédito, isso porque ele pode ser uma reserva para você quando precisar caso fique doente, precise fazer uma compra, viajar, entre outras.
- E se for possível não tenha o cartão de crédito citado acima, pois ele é um dos maiores vilões de todos os universitários.


- Tenha bom senso para fazer a sua compra da semana, do mês. Ou seja, não compre o que não precisa como as chamadas “porcarias” que podem ser resumir em chocolates, salgadinhos, sorvete, etc.

- O dinheiro guardado é excelente, pois quando se tem um dinheiro à vista consegue solucionar quase todos os seus problemas.

Um estudantes hoje em dia precisa tomar consciência de que sair de casa para estudar não é brincar. E o resultado de que isso ocorre e muito é visualizar a taxa de estudantes que voltam para as suas casas porque não aguentam pagar o que possuem em contas. Consciência é o que mais vale porque será através dela que conseguirá analisar todos os seus erros e consertá-los o mais rápido possível.

Alguns bancos oferecem a educação financeira para os alunos, assim estarão falando com especialistas. O banco Itaú oferece isso a eles através de uma sessão chamada “Granabook” onde você encontra como ter controle sobre finanças na época de universitário.