Páginas

Como Preencher um Cheque


O cheque é um artigo antigo e foi na Idade Média que surgiram as primeiras negociações com eles, pois era comum que os senhores depositassem suas economias, principalmente em ouro em locais seguros e usar de outro mecanismo para usar esse dinheiro. Mas, com o tempo começaram a distribuir papéis que representavam as economias de ouro de guardavam.  Com isso os ourives da Idade Média se transformaram em agentes financeiros e foram eles que surgiram sendo os primeiros bancos.  Com a classe burguesa surgindo no século XIV o comércio teve seus auge, tanto que os artigos sumiam, tendo muita procura e pouca demanda. Foram anos muito interessantes para o comércio, banco e as primeiras financeiras.

Esse primeiros cheques eram como letras de câmbio à vista aceitas por vários bancos principalmente o banco Médici de Florença, considerando isso os primeiros cheques foram se estabilizando por todo o comércio. O costume se expandiu na Europa e depois pelas Ilhas Britânicas em 1605 o Banco da Inglaterra começou a emitir esses papéis, fazendo a função de guardar o ouro de seus clientes e dando a eles papeis que os representavam. Os valores eram equivalentes estes foram os primeiros bilhetes de bancos emitidos por um Estado. Com a criação dos bancos e os clientes crescendo e os bancários soltando as letras que os depositantes preenchiam.

 Hoje os cheques são bem mais sofisticados, cada folha tem mecanismos para a não falsificação do papel é um artigo muito seguro quando se sabe utiliza-lo. Os cheques atuais se anotam os dados e dados sobre a retirada para verificação. Existem algumas leis de acordos com os cheques para a segurança de todos que os utilizam.  Algumas normas são de muita importância para que nada saia do controle.

·         Cheques com o valor menor de cem reais não precisam ser nominais
·         Cheque pode ser “Cruzado” que o traçado de duas linhas paralelas diagonais na folha de cheque, que serve para condições especiais de pagamento.

·         O cruzamento mais simples é o chamado em Branco confere a folha de cheque somente para descontos e via depositem conta corrente ou poupança.

Para preencher um cheque é fácil, porém requer atenção. Coloque a dará do dia da compra, mesmo que seja um cheque pré-datado e da cidade do cheque. É importante cruzar o cheque, para que ele possa ser depositado, pois é perigoso um cheque ficar vagando por qualquer lugar.  Ter atenção aos prazos e não esquecer sua assinatura.