Páginas

Preparação Orçamento Anual


Quando planejamos algo o importante é ter tudo esquematizado, assim não perdemos o fio da miada. Com o orçamento é a mesma coisa, temos que ter tudo no esquema da maneira mais correta e fácil possível. O orçamento tem que ser elaborado e aprovado, como no âmbito público, que fazem o orçamento anual através de lei e também de uma bela organização. Aprender com os bons exemplos é essencial para uma boa organização.

Conceito de Orçamento

O orçamento é um plano financeiro estratégico de administração que determina os exercícios a serem feitos durante o tempo corrido futuramente. O orçamento é algo que tanto é feito pelo poder publico quanto no setor privado. Para entender melhor esses conceitos vamos explicar o orçamento empresarial e o privado e todas suas peculiaridades.

·         Orçamento Empresarial – Esse tem componentes de planejamento financeiro. É feito através de um sistema. Muitos o compreendem como plano abrangedor do conjunto das operações.  O orçamento é a expressão das receitas através da contabilidade das despesas que podem ser mensais, trimestrais e plurianuais. Este é um tipo de orçamento que a maioria das empresas fazem. Para elaborar o orçamento através de bases de previsões e também relatando e se baseando a história de orçamentos passados. Muitas empresas elaboram a base de seu orçamento pelo histórico.
·         Orçamento Privado – Relacionar as despesas e receitas e planejar são o mais importante. A contabilidade do orçamento privado tem a participação da contabilidade e controle chamado imprescritível. Para fazer o melhor de seu orçamento é importante atentar para algumas dicas, separe alguns itens como “Plano de Negócios”.

Plano de orçamento Mapa do caminho

1 – Juntar os dados e informações principais
2 - Análise as Estratégias e planos
3 - Composição do Orçamento tem que ser apresentada com esses itens
·         Premissas;
·         Previsões - estimativas p/ próximo exercício;
·         Planilhas tabela de cálculos
·         Relatório de preliminares
·          Análise da Proposta de Orçamento.
·          Proposta orçamentária
·          Implantação.
·         Implantação da Proposta Orçamentária para o próximo exercício;
·         preparação do relatório final.

É muito importante ter base orçamentaria, criar uma planilha para expor todas as receitas e gastos. Com todas essas dicas teremos o melhor plano orçamentário para o ano, basta seguir as regras e economizar. Uma empresa sem orçamento não funciona e não tem efeito de lucro.