Páginas

Quando dar Mesada para os Filhos?


Dar mesada para os seus filhos nem sempre é uma tarefa fácil, afinal eles podem não saber gastar o dinheiro que ganham e acabar errando no que gastar. Por este motivo é sempre importante pensar qual é o momento correto para começar a dar mesada para os seus filhos. E esta é uma resposta que na maioria das vezes os próprios pais em dialogo com os seus filhos resolvem. É difícil começar a mesada, pois não se sabe o valor o qual começar.

É preciso analisar no que os seus filhos terão gastos. No caso de sair de vez em quando com os seus amigos não é motivo para dar mesada, pois poderá dar toda vez que ele sair. Muitas pessoas preferem estar livre disso e dar de uma vez, aconselhando o filho a guardar para todas as vezes que for sair.
Nos dias atuais não é uma questão de necessidade dar o dinheiro para os seus filhos, mas sim de responsabilidade para eles, pois a partir do momento em que possuem o dinheiro na mão começarão a ter controle financeiro sobre o que ganham e assim começar a conhecer um pouco mais do que devem ou não fazer com o dinheiro. É possível começar a dar mesada a partir do quinto ano de idade da criança, obviamente que em um valor reduzido já que ela não terá gastos nenhum, nem na escolinha.

Para as crianças o ideal é que essa mesada seja semanalmente ou quinzenalmente, pois o fato é que elas lidam melhor com dinheiro em período menores e não mensalmente. Para quem tem filhos de diversas idades é importante que converse para mostrar o porquê um ganha mais que o outros, pois os valores variam e devem mesmo variar de acordo com a idade.

O ideal é que multiplique a idade da criança por um valor que achar razoável, geralmente variando de R$ 10,00 a R$ 15,00, podendo variar de acordo com as classes sociais das pessoas. Avaliando melhor a mesada é uma lição de educação financeira. Essa é a melhor parte para dar mesada para as crianças e adolescentes. Mas estimule uma idade para que pare e estimule o seu filho (a) trabalhar para poder ganhar o seu próprio dinheiro e desta forma administrar também o seu horário, além do dinheiro e responsabilidade.