Arte em Dobradura de em Papel Tsuru Origami
Tsuru é a ave feita com um único pedaço de papel e considerado por muitos como a mais completa na arte de origami, pois possui tronco, corpo, cabeça e asas. Os tsurus são alvos de varias lendas e a mais recente dela se refere a esperança.
Após a segunda guerra, uma garotinha sofria de câncer por causa da radiação da bomba atômica, lançada pelos americanos. O evento se deu as sete horas da manhã, com um aviso de sirenes tocando e sinalizando sobre o bombardeio americano e depois de um tempo quando já não havia mais o barulho das sirenes, o que se viu foi um grande cogumelo, efeito devastador da grande bomba. A garota de apenas dois anos na ocasião foi uma das muitas vitimas da radiação da terrível bomba atômica e sofria de leucemia.
Quando tinha 12 anos seu câncer foi diagnosticado. Seu caso comoveu muito os japoneses e estudantes de Nagoya conheciam a lenda dos 1000 tsurus, que segundo essa lenda quem conseguisse fazer 1000 tsurus mentalizando um pedido, este se realizaria. Os estudantes enviaram a jovem os 1000 tsurus como uma mensagem para não desistir. Então a jovem se pos a fazer os 1000 tsurus, mas não houve tempo e seu câncer venceu a terrível batalha pela vida. Alguns dizem que ela conseguiu fazer 966 tsurus e faleceu. Esse fato correu todo o Japão, e virou sinônimo de Esperança e Força. Seus amigos próximos e familiares terminaram o restante de tsurus que faltavam. Como uma homenagem a Esperança que encheu o coração da jovem, enterraram junto a ela.
Hoje em Hiroshima existe uma homenagem de uma jovem com os dois braços abertos carregando um grande tsuru com as asas abertas, e que simboliza a luta pela vida e a Esperança. Esta homenagem é uma estatua que se ergue bem perto do ponto onde a bomba teria caído. Quem visita a obra, depara com muitas flores, incensos e homenagens a esta que é uma das grandes figuras do pos guerra no Japão. Seu nome era Sadako Sasaki e na homenagem esta uma placa com a seguinte frase...
“Este é o nosso grito, esta é a nossa prece:Paz no mundo”.