Páginas

Simbolos de festa Junina

Simbolos de festa Junina

A festa junina é uma celebração brasileira de origem européia e contém como santos Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho), São Paulo (29 de junho) e São Marçal (30 de Junho).

O nome ‘Junina’ foi criado pelo fato da festa ser feita em junho. Essa festa é tradicionalmente feita no nordeste. No meio dessa festa, há vários itens que não podem faltar como:

- A fogueira: significa celebrar o solstício de verão e lendas antigas dizem que isso surgiu pelas primas Maria e Isabel. Para avisar a Maria que São João batista nasceu, Isabel acenderia uma fogueira sobre um monte.
- Os balões e os fogos de artifício: está relacionado com o uso da fogueira e seu efeito visual. Os fogos, segundo a lenda, servem para despertar São João e os balões, que são proibidos no Brasil, serviam para avisar que a festa Iria começar.
- O mastro de São João: ele é caracterizado para homenagear o santo, contendo nele três bandeirinhas que também homenageiam os outros três santos (São João, São Pedro e São Paulo).
- Quadrilha: os instrumentos que podem ser encontrados na quadrilha são o acordeão (acordeom), pandeiro, zabumba, violão, triângulo e o cavaquinho. Essa dana é simbolizada pelo falo de ser da roça e característica principal do nordeste.