Páginas

Como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa redaçãoMuitos alunos têm diversas dúvidas de como se dar bem nas provas de redação, isso por que, elas exigem do aluno muito conhecimento da língua e da escrita. Fazer uma redação perfeita nem sempre é fácil, pois sempre vamos esquecer-nos de uma vírgula ali, um ponto aqui, outro acento ali, etc. Por isso vamos dar algumas dicas de como ir bem às redações das grandes provas, lembrando que são regras para ajudar o aluno.

A primeira grande regra e dica é sem dúvida a leitura das normas da nova ortografia e da nossa gramatica, prestar atenção nos mínimos detalhes, claro que ninguém vai conseguir decorar todas as regras, para orações, pontos, vírgulas, etc. Mais é sempre bom saber as principais, como: a definição correta das palavras, onde colocar ponto e vírgula, não misturar tempos verbais, etc.

A estrutura de uma redação deve ser a seguinte:
Introdução: Onde você vai expor em poucas linhas tudo àquilo que você irá falar no texto, ou seja, você vai apresentar ao leitor o seu texto, todas as suas ideias e tudo aquilo que irá falar sobre determinado assunto.

Desenvolvimento: Essa é parte chave do texto, vamos dizer o coração da redação, onde a pessoa apresenta o desenvolvimento, isto é, tudo sobre o tema que você está falando. A pessoa irá desenvolver seu texto de uma forma que não fique cansativa ao leitor. Evite repetição de muitas palavras e saiba organizar o seu texto.

Conclusão: Acabado o desenvolvimento do assunto é hora de você concluir, a dica para os alunos é usar uma conclusão cidadã, ou seja, na sua conclusão colocar propostas para melhorar tal coisa, ou tal projeto. Faça uma analise do seu texto e conclua ele também em poucas palavras.
Esse é o corpo de um texto dissertativo, há outros vários tipos e formatos de texto para que você aprenda, porém é importante saber esse tipo de texto, pois ele é o mais pedido em todas as universidades do país.
Uma dica útil é importante é a leitura, não deixe de ir á biblioteca ou ler em casa, artigos de jornais, revistas ou livros da literatura, pois só assim você saberá como ter ideias para a sua redação, e consequentemente ideias de como escrever corretamente.

Portanto concluímos que, a leitura e uma boa escrita são fundamentos importantes e necessários para quem deseja ir bem às redações, mas só elas não bastam, por isso antes de qualquer coisa, planeje treinos em casa, faça e refaça redações, sempre lendo e relendo para que você mesmo avalie seus erros e saiba como não errar mais. Seja critico e de opiniões coerentes em suas redações, à pesquisa pelo tema também é fundamental.