Páginas

Como Proceder com o Uso de Cartão Roubado


Existem inúmeras pessoas que tem a sua carteira roubada com todos os seus documentos e um dos itens que geralmente é levado junto é o cartão de crédito ou débito e isso pode ser um grande problema se você não agir rapidamente, pois além de ter prejuízo no que já perdeu na carteira ainda corre o risco do cartão ser utilizado em compras.

O cartão de crédito quando é roubado você corre o risco que pessoas comprem em sua conta e passe todos os limites disponíveis. O primeiro contato que deve ter é n delegacia, fazendo o boletim de ocorrência não somente pelo cartão, mas por todos os documentos perdidos. O segundo passo é ligar o mais rápido possível no atendimento do seu banco e pedir pelo bloqueio do mesmo.

O número para contato com o banco está disponibilizado atrás da sua fatura ou pode também procurar no próprio endereço eletrônico da mesma. É preciso cuidados redobrados ao ter o cartão de crédito furtado, pois se demorar um pouco mais que o normal para agir corre o risco de ter o seu nome em empresas como SPC e Serasa. Os ladrões agem rapidamente quando se tem um cartão e é neste momento em que você acaba saindo no prejuízo.

Algumas dicas são dadas para quem costuma levar o cartão dentro da carteira:

  • Não deixe a sua senha anotada em um papel dentro da carteira. Este é um dos erros cometidos pelas pessoas e que depois acabam tendo a conta da sua fatura bem alta. É um descuido que não deveriam ter.
  • Alguns bancos oferecem seguro contra roubo e perda de cartão. Caso more em uma cidade maior e ache que seja conveniente faça. Não custa caro, mas varia de um banco para o outro.
  • Tome o máximo de cuidado possível ao digitar a sua senha em qualquer que seja o estabelecimento, principalmente dentro do banco.
  • Não dê a sua senha a ninguém. A senha é pessoal e não deve ser mostrada as pessoas. O uso da senha se dá principalmente pela segurança, porém alguns cartões só precisam de uma assinatura.