Páginas

Por onde Começar o Planejamento Financeiro?


O planejamento financeiro é importante em qualquer situação diária, isso porque a partir dele você tem controle sobre todas as suas ações. Existem diferentes modelos de planejamentos: o primeiro é o que você gasta apenas o necessário para viver; o segundo é o que você consegue comprar o necessário e ainda investir para ter lucros; e o terceiro é a mescla de tudo e que ainda sobra.

O primeiro passo para um planejamento é traçar metas. Esse é o segredo para o sucesso em seu planejamento financeiro. A meta precisa ser atingida em menor tempo possível, pois quando esse objetivo é alcançado tudo fica mais tranquila na vida da pessoa. Mas vale lembrar que não existe um prazo para traçar a sua meta, você deve ir no seu ritmo e assim facilitar para você mesmo, pois não precisará correr.

O começo dele deve ser pouco, ou seja, quem tem calma não precisa começar logo querer comprar uma casa, comece com um móvel que você sempre quis, com uma moto que é mais barata, entre outros. 

Comece com objetivos que cabem no seu dia a dia, pois passou disso fica mais difícil de alcançar e as pessoas desistem com mais facilidade. Tudo precisa ser muito bem planejado para que no meio do caminho você não desista de tudo, que é o que a maioria das pessoas fazem.

Inclua que você pode sem querer sem incluir em algumas despesas como médicos, remédios, gastos com o carro ou com a casa e isso fará com que seu orçamento desande. Portanto, sempre deixe uma reserva para este tipo de ocasiões. Caso no ano não utilize tudo pegue metade disso e guarde, e assim recomece o ano.

Algumas dicas são:

  • Evite custos desnecessários e diminua ao máximo as suas contas fixas como água e luz. Os custos como lanches, almoços de finais de semanas podem ser cortados, portanto, pense antes de fazer.
  • As contas que fizer a partir do momento em que começar o seu planejamento somente à vista, pois desta forma evita as contas para o mês seguinte e se não tiver dinheiro não compra.
  • Controle tudo diariamente. Essa é a melhor forma para visualizar se gastará mais do que o previsto.