Páginas

IPVA 2013: Informações


O IPVA é o imposto que as pessoas que possuem carro precisam pagar. O valor para o ano de 2013 caiu em relação ao ano passado. A média de redução é de 8,5% e para a cidade de São Paulo já pode ser consultado os valores. Para os valores à vista diminui 3%, o que compensa para as pessoas que costumam fazer o pagamento sem parcelar. Os valores podem ser pagos antecipadamente por contas bancárias credenciadas. Para as pessoas que preferirem o valor pode ser dividido em três vezes.

O valor do IPVA diminuirá devido a queda do valor venal dos veículos e como este valor reduziu a base calculo do IPVA também diminui. Ao que diz respeito as alíquotas do IPVA não se modificam. Quanto aos valores:

Caminhões pagarão 1,5% sobre o valor venal;
Utilitários, micro-ônibus, motocicletas e ônibus pagam 2%;
Veículos exclusivamente movidos a álcool ou eletricidade 3%;
E pode chegar a 4% os veículos com biocombustível e/ou gasolina. As camionetes de cabine dupla também pagam este valor.

Diferentes datas de pagamento são dadas para as placas dos carros, por este motivo é preciso ficar atento para o final da placa do seu veículo para que assim você não atrase e ainda pague adiantado. A secretária da Fazenda traz informações completas de tudo o que você precisa saber. Para o estado de São Paulo quem não receber o aviso ou preferir pagar antes da data de vencimento pode acessar o site do SEFAZ  durante o mês de janeiro e ter as informações que está procurando. Todos que possuem um veículo é obrigado a pagar o imposto, caso contrário não tem a documentação do carro acertada.

O modo como pagar o imposto são várias, podendo pagar nos caixas das agências credenciadas tendo o número do RENAVAM, por meio da internet, locais de autoatendimento, canais oferecidos pelo banco e/ou débito automático.

Não deixe de procurar informações sobre o imposto para não ficar sem pagar ou ter que pagar juros depois por não ter pagado na data correta.