O que é portabilidade bancária ?









A portabilidade bancária é em muitos casos um segredo para os clientes. O que acaba acontecendo é que usamos os produtos, temos nossa conta e isso basta. Algumas pessoas não acham necessário saber o porquê tem tantos produtos e que isso não vai gerar vantagens para ninguém. É nisso que muitos se enganam, os bancos são empresas que pode fatos naturais, trabalham para nos dar benefícios e vantagens, mas com isso devemos gastar em algumas tarifas e valores. Devemos atentar a esses detalhes ao abrir uma conta no banco. Vamos dar algumas dicas de como avaliar todas as medidas e ver o que é melhor. Escolher  a instituição financeira que irá te trazer as melhores condições é a melhor escolha.

Existem algumas diferenças como o valor cobrado as taxas são por isso que algumas pessoas se mantem na mesma situação. Alguns mecanismos são fatores essenciais na hora de adicionar uma linha de crédito. O cliente tem que mantar a conta, mas estando insatisfeito isso se torna complicado. O cliente tem que ter certa liberdade na hora de ter os serviços. A portabilidade proporciona ao cliente vários benefícios, contas-salários, saldos extratos e muitos outros benefícios.

A resolução 3.401/06 determina que o cidadão possa trocar de instituição financeira em que recebe a remuneração mensal, desde que a modalidade da conta seja salário. O banco, por sua vez, é obrigado a transferir o seu dinheiro no mesmo dia do seu recebimento para uma conta corrente ou poupança da preferência do consumidor. Essa transferência não implica encargos adicionais para o cliente. Se o banco pu instituição que usa estiver em conexão com a lei que regularizou a portabilidade bancária isso se torna ainda mais vantajoso. Facilitando o procedimento, o banco se torna um local mais livre para os clientes. O consumidor tem que solicitação por escrito, e deve emitir um comprovante de ciência, tem que constar o compromisso de transferir no valor. A instituição bancária tem que firmar compromisso, o clientes tem que antes de existir a portabilidade, pagar o IOF.