Páginas

Cuidados com as fraudes nos cheques









Com a chega dos bancos as facilidades como cheques e cartão de créditos se tornaram ainda mais acessíveis às compras, dinheiro e negócios.  Isso torna também acessível para os ladrões e fraudadores fazer inúmeras fraudes e roubos. Porém, basta ter cuidados, ficarem mais atentos e tomar nota de algumas dicas. Pesquisas afirmam que as fraudes em cheques estão se tornando muito normal e vem aumentando a cada ano. Muitas pessoas se tornam vitimas dessas fraudes, trazendo transtornos para muitos clientes. Com o crescimento desse crimes, temos que tomar cuidados para que não tenhamos prejuízos financeiros.

Estas fraudes são consideradas pequenas, porém é importante ter cuidados, fique atento a todas as dicas de como nos livrar desses espertinhos. Quando for preencher um cheque fique atento, não deixe espaços em branco, assim não facilita que as pessoas possam inserir mais números a sua folha. As palavras também tente escrever no verso do cheque uma declaração, endosso de emitente. Os cheques devem ser nominais e cruzados, não deixe que outras pessoas preencham suas folhas.  É importante não levar todas as folhas de cheque com você, mantenha elas em casa, leve somente o que vai usar, assim, acontecendo de perder a carteira, terá  menos dificuldades para tomar providencias.

Para talões que são enviados pelo correio, sempre, confira, quando chegar, se está tudo correto, e veja se se os dados estão corretos. Qualquer problema apresente imediatamente ao banco, entrando em contato e especificando quais as pejorativas. Quando pagar contas pequenas, tome cuidados ao dar o cheque, não dê a estranhos e marque no canhoto o dia e o que pagou com este valor. O lojista deve tomar os mesmos cuidados, mas é necessário ter ainda mais cuidados, pois nas lojas e mercados entram clientes e compramos mercadorias de vários fornecedores. Sempre peça o documento de RG e compare as assinaturas. Com isso, tomamos mais cuidados e não passamos por prejuízo. Uma dica eminente é não receber cheque de terceiros, e também não aceitem cheques de valores diferentes da compra.