Páginas

Conta poupança ou conta corrente


Ter uma conta em um banco hoje em dia é praticamente indispensável para qualquer pessoa, principalmente trabalhadores que recebem salários diretamente em suas contas, ou então para as empresas que gerem seus gastos e ganhos também através de uma conta bancária, que além de guardar o seu dinheiro lhe oferece serviços, como cartões de créditos, seguros, investimentos e etc.
A grande pergunta em relação a contas bancária é sobre qual o melhor tipo de conta para se abrir, se é a conta poupança ou a conta corrente. Vamos entender agora as diferenças entre as duas e no que cada uma é melhor.


Primeiramente vamos falar da conta corrente. A conta corrente é uma conta onde você pode gerir seu dinheiro de uma maneira bastante fácil e dinâmica, tendo diversas opções para incrementar sua renda e facilitar os seus gastos, como por exemplo um limite de cheque especial (não oferecido para todas as contas correntes), que lhe dá um limite extra além do saldo real de sua conta, para que você possa utilizar em uma eventual necessidade.
A conta corrente é ideal para quem quer se beneficiar dos serviços oferecidos pelas instituições bancárias, como os cartões de créditos, cheques, cheque especial, investimentos, entre outros, sendo que este tipo de conta gera uma cobrança de manutenção da mesma, devido ao fato de oferecer tantos serviços a seus usuários. Para abrir uma conta corrente é necessário a idade mínima de 18 anos.



Já a conta poupança é uma conta totalmente livre de tarifas e taxas de manutenção, porém também não disponibiliza cartões de créditos, cheques e nenhum outro serviço do tipo, sendo então que a conta poupança é ideal para pessoas que querem apenas guardar o seu dinheiro. A conta poupança oferece uma pequena taxa de juros sobre  o seu dinheiro, ou seja, ela de certa forma aumenta o seu capital para você deixá-lo guardado lá, uma vez que o simples fato de seu dinheiro estar guardado em determinado banco, já faz com que o seu capital de giro seja maior, justamente por isso que os bancos pagam para seus clientes de contas poupanças estes pequenos juros mensais. Para abrir uma conta poupança basta possuir um documento de identificação, lembrando que até crianças podem ter uma conta poupança aberta pelos pais.