Páginas

Como Afinar o seu Violão

Afinar o violão é pratico quando se tem noção de seu instrumento, quando não tem fica um pouco mais complicado porque terá que usar o ouvido e muitas pessoas não conseguem desenvolver esta habilidade com facilidade. Atualmente no mercado há inúmeros aparelhos de diversos modelos e marcas para tal finalidade. Existem também programas no computador e sites na internet que permitem este acesso.

Afinadores online. Para quem não tem condições de comprar um afinador em uma loja e nem muito tempo para ficar arrumando o instrumento para isso pode afinar diretamente do computador através da internet. Há vários sites que permitem o acesso para isso, você só precisar liberar o uso do microfone de seu computador para captar qual é o tom que sua corda se encontra. Outros sites não precisa nem disso, pois a afinação deverá ser feita de ouvido, precisando apenas do áudio do computador.

Aparelhos afinadores. Existem marcas e modelos e você precisa encontrar o que é melhor para você. É possível comprá-los a partir de R$ 25,00 aproximadamente. Um exemplo é um dos modelos da Tagima possível ser adquirido no valor de R$ 34,00. Os modelos variam dos que colocam no braço do instrumento e captam a vibração para afinar, os que você conecta um cabo no instrumento e no aparelho, os que você apenas coloca perto da boca do violão e ela capta a nota em que está.

Afinar de ouvido. Essa é a dúvida de muitas pessoas, mas não é difícil, mas duas habilidades precisam estar desenvolvidas: sentir a vibração do instrumento e ouvir o tom da corda. Quando isso é feito fica mais fácil de afiná-lo. Você sentindo a vibração do instrumento consegue chegar a tonalidade da corda ouvindo a maneira correta. Isso é mais fácil, pois com o tempo o cérebro grava a forma correta e você não precisa nem mais de afinador, além de permitir que tire as músicas de ouvido.


Vale ficar atento ao tom que deseja afinar, pois varia muitas vezes da música que quer tirar.