Páginas

Planejar Futuro Financeiro

Planejar o seu futuro financeiro é muito importante, até porque é exatamente isso que precisa ser feito enquanto é jovem. Todos trabalham para ter uma boa aposentadoria e poder se estabilizar. O que acontece, porém, é que as pessoas trabalham muitos anos e ganham salários altos para no final de aposentar com um salário muito abaixo do que ganhava. E é nesta hora que faz falta ter algum dinheiro guardado ou ter se planejado para quando esta hora chegasse.

Algumas maneiras de pensar ajudam a planejar a sua aposentadoria, como é o caso do fundo de poupança que ajuda mais para frente a ter um pouco mais de dinheiro e não precisar trabalhar na sua velhice. A poupança tradicional sempre deve ser feita desde que inicia a educação financeira, isso porque 10% do seu salário deve ser guardado mensalmente para que se tenha separado as finanças quanto precisar.

Como Planejar o Futuro Financeiro

- A educação financeira deve ser incluída assim que inicia a relação com o dinheiro. É necessário que você faça uma lista com todos os sonhos que você tem a realizar e em seguida os seus valores. Com isso conseguirá planejar financeiramente como os fará, em especial os mais caros.

- Guarde 10% de seu salário. Esse é um valor mínimo que deve ser colocado em poupança desde que comece a trabalhar. Quando começa a ganhar mais e analisa que consegue guardar mais não perca tempo e faça a mesma coisa, isso porque estará pensando em sua aposentadoria com mais tranquilidade.

- É importante pensar em sua saúde. Com 20, 30 anos tudo vai bem, não existe dores, a medicação quando se toma é de baixo custo, entre outros. Porém, quando chega na terceira idade tudo tende começar a piorar e principalmente os medicamentos precisam ser utilizados, entre eles os mais comuns são os de pressão e coração. Portanto, vale a pena investir ainda quando se é novo em sua saúde para que seja uma forma de não ter que gastar tanto em algumas décadas depois.


- No caso de uma família todo o esforço precisa ser redobrado, isso porque não será apenas da sua vida que estará cuidado, mas também de seus filhos. E com os filhos vem gastos com estudo e até moradia. Pensar em algumas estratégias em longo prazo pode ser uma solução, como investir em ações e abrir um pequeno negócio.