Páginas

Como chegar ao Anhembi e Sapucai

 Como chegar ao Anhembi e Sapucai
Passarela do Samba do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, localiza-se na Avenida Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante o primeiro governo de Leonel Brizola (1983-1986), visando a dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba.

Inaugurada em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, tendo as escolas Mangueira e Portela arrebatado o público presente, sagrando-se, respectivamente, supercampeã e campeã naquele ano.

- Características:

A estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, possui 700 metros de comprimento e capacidade para 88.500 pessoas.

Após a construção do Sambódromo carioca, outras construções similares surgiram pelo país, entre elas o Bumbódromo de Manaus, no Amazonas, e o "Sambódromo do Anhembi" em São Paulo.
A diversidade de usos, característica de todos os espaços do Parque Anhembi, também é uma das marcas do Pólo. Conhecido pelo público como Sambódromo, é palco de eventos tão distintos como a parada cívico-militar de sete de setembro, festas de música eletrônica, shows de grandes ídolos da música internacional i claro o carnaval .
Ao longo da pista, arquibancadas com camarotes que acomodam grupos de 10 a 50 pessoas podem funcionar como camarins, sala vip, espaço de confraternização ou reunião.

O sambódromo do Anhembi se localiza na Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo - SP