Páginas

Estrutura de um texto Argumentativo

Estrutura de um texto ArgumentativoPara todos os alunos que tem as diversas duvidas de como escrever bem e de forma inteligente, vamos aqui explicar um pouco mais sobre o corpo de um texto argumentativo, que nada mais é que um texto onde você colocará suas opiniões e criticas sobre algo. Esse tipo de texto tem caído e muito nos vestibulares pelo país, e tem como objetivo esclarecer a vida dos alunos e tornar pessoas criticas em tudo na vida. Esse tipo de texto é considerado mais filosófico, onde o aluno é convidado e exprimir suas ideias e argumentos sobre o assunto. Siga as dicas e se saia bem nas provas.

Primeiramente é necessário conhecer sobre o tema que irá falar, por isso pesquise algumas coisas a respeito daquilo que irá falar, onde você enumerará os seus argumentos a respeito do tema. O corpo do texto argumentativo é feito da seguinte forma:

Introdução: Essa é a parte onde o aluno irá apresentar o tema, onde ele vai dar inicio ao assunto começado. Irá mostrar o seu posicionamento sobre o tema, falar um pouco sobre usando a primeira pessoa, usando criticas e qualidades do assunto. Nessa parte o aluno é convidado a deixar tema bem apresentado ao leitor, uma boa pesquisa em cima do assunto antes é fundamental, para não colocar índices errados, ou números falsos.

Desenvolvimento: A palavra já diz ele vai desenvolver seus argumentos. Parágrafos que vão desenvolver a tese mencionada, onde ele desenvolve todas as suas ideias, sempre colocando argumento por vez. Cada um pode estabelecer comparações, reclamações, entre outras coisas. O importante é falar a sua opinião sobre o tema, colocando alguns dados e posições sobre o assunto. Essa parte você será avaliado muito mais, pois é o coração do texto a parte maior da escrita do assunto, por isso capriche.

Conclusão: Depois de ter apresentado o tema e colocado a sua opinião e seus argumentos, é hora de criar medidas e concluir o seu texto. É hora de colocar metas para que o problema seja resolvido. O mais aconselhável no caso, é sempre dar uma conclusão cidadã, onde você não optará só por você, mas por uma parcela grande da população. Saiba como definir seu texto, e de sentido ao mesmo para que ele não se torne cansativo e sem muitas ideias.
Lembre-se que a linguagem de um texto dissertativo argumentativo é impessoal, portanto evite trechos poéticos, contos, essas coisas. E sempre escreva aquilo que é pedido, nunca enrolem no texto, e sempre digam coisas coerentes sobre o tema. Faça a sua parte e se saia muito bem nas provas, não deixe de treinar sempre a sua escrita, para que na hora nada de errado.