Páginas

Fases da adolescência

Fases da adolescência A vida é composta de fases, podemos assim dizer que a fase mais difícil dela é a adolescência, isso por que, é na adolescência que conhecemos um pouco a realidade e as dores do mundo. É nessa fase que a nossa cabeça começa a mudar, e começamos a discernir o que realmente vamos fazer no futuro. Na adolescência conhecemos o mundo de forma mais intensa, onde descobrimos os perigos e as maldades que o mundo pode oferecer, alguns especialistas afirmam que a adolescência é o passaporte nosso para o futuro. Por isso vamos falar aqui um pouco mais sobre as fases da adolescência.

As transformações no corpo acontecem bem na fase da adolescência, aonde as pessoas vão construindo uma imagem sobre si. Os prazeres da vida acontecem também nessa fase, uma vez que, o jovem começa a conhecer o mundo, e as tentações que ele oferece. Por isso é necessário ter uma cautela e um estado de alerta, para que o mundo não te faça um viciado ou uma pessoa que depende dele. Muitos pais tem essa preocupação com os jovens, pois eles são o futuro da nossa pátria, deve-se apostar muito em nossos adolescentes, pois eles serão os homens e mulheres daqui algum tempo.

A primeira fase da adolescência se da aos 11 anos de idade, onde o pré-adolescente está entrando no mundo, está conhecendo as coisas e os seus deveres nessa sociedade. É uma fase onde o emocional ainda está grande, não conseguem viver longe dos pais, e não tem ideia de ser responsável. Nessa faixa etária é normal ainda brincadeiras de crianças, jogos de tabuleiro, etc.

A segunda fase da adolescência fica na faixa dos 13 anos de idade, onde o quase jovem começa a ter seu corpo modificado, ele vai ficando mais maduro as tensões do mundo. Vai se tornando alguém que sabe fazer suas coisas sozinhas, não dependem tanto de ajuda dos pais, são jovens que caminham rumo ao crescimento. Nessa idade é normal a vontade de querer andar de bicicleta, sair com os amigos, ficar um pouco longe de casa.

A terceira e ultima fase é começada aos 15 anos de idade, onde o jovem já está ciente sobre a vida, conhece as suas responsabilidades e já está a um passo da vda adulta. É hora que o jovem começa a se relacionar e a ter prazer perante as pessoas de outro sexo. É um momento que ele já se torna responsável por suas ações, muitos deles já saem de casa para viverem sozinhos. Nessa idade é normal o jovem buscar seus objetivos, é hora de fazer escolhas tano na vida social como na vida profissional. É o momento de se tornar uma pessoa adulta e responsável, sempre deixando o lado jovem falar mais alto.