Páginas

O que é a Quaresma?

O que é a Quaresma?Muitas pessoas já pararam para pensar quando se fala em Quaresma, um tempo forte na igreja católica. Esse assunto é bastante importante para a vida de um cristão, pois trata de quarenta dias de profunda fé e conversão, isso por que são os quarentas dias segundo a tradição católica que Jesus Cristo foi tentado pelo demônio no deserto. Além de tudo a quaresma é um tempo de jejum e penitencia, por isso vamos aqui falar um pouco mais desse tempo, afim de que todas as dúvidas sobre a Quaresma sejam esclarecidas.

A palavra Quaresma vem do latim e significa Quadragésima, período de quarenta dias antes da festa da Páscoa, a mais importante no calendário cristão. Esse período se inicia na Quarta feira de cinzas, aonde os católicos vão a missa para receber as cinzas em suas cabeças, simbolizando a conversão e a penitência nessa quaresma. São quarenta dias meditando a palavra de Deus e fazendo jejum. Os católicos nesse período fazem jejum de algo que mais gostam, ou seja, deixam de fazer algo prazeroso, como comer chocolate, ver televisão, como penitencia quaresma, costume antigo e válido.

Esse período marca a espiritualidade do católico, onde ele se aproxima de Deus com o coração convertido e cheio de amor, é o momento de olhar para a vida e refletir tudo aquilo de bom ou de mal que realizo, isto é, momento para corrigir os erro e pedir perdão dos pecados.

Esse período marca também o silencio e a oração, sendo que muitos evitam gritarias e escândalos, preferem ficar mais em retiro espiritual, na busca do crescimento na fé e no amor. O objetivo principal da Quaresma é deixar o coração do cristão pronto para festa da Páscoa, onde celebramos no calendário católico a Ressurreição de Jesus Cristo, o momento ápice para os católicos. Lembrando que cada religião e cada doutrina tem seu próprio calendário litúrgico.

A cor que simboliza o tempo quaresmal é o roxo, não é luto e sofrimento de Jesus, e sim a penitencia e a escuta da palavra de Deus. Dentro desse tempo temos o momento mais forte que é a semana santa, onde ao longo da semana meditamos os últimos passos de Jesus até a morte de Cruz, mais especificadamente na Sexta feira da paixão.
A quaresma surge após duzentos anos do nascimento de Jesus, onde os cristãos começam a fazer penitencia e a se preparar para a festa da ressurreição.

Por isso você católico que pratica a religião, não deixe de aprofundar na fé nesse tempo da quaresma, faça seu jejum e pratique boas obras, lembre-se que é um tempo seu com Deus, onde você pode conversar muito com ele.