Páginas

Planeje a sua Aposentadoria


É essencial entender como funciona a aposentadoria no Brasil, antes de saber o que fazer em nossa velhice e para fazermos um bom plano. Aposentadoria é o afastamento de um trabalhador remunerado de seu dever, perante suas necessidades de trabalho. Para que isso aconteça, a pessoa tem que passar por uma serie de quesitos e cada república tem suas regras próprias. Passado por esse processo a pessoa, aposentada, pode gozar de seus benefícios seja uma aposentadoria de previdência privada ou da previdência social. Porém, todos os processos de aposentadoria é objeto de direito previdenciário de qualquer pessoa.

Há no Brasil cinco espécies de aposentadorias e cada uma delas tem suas especificações. Iremos conhecer a cada uma e seus detalhes específicos para termos ciência de como tudo acontece. Uma nota a comentar, os simuladores de aposentadorias estão disponíveis na internet, com eles você pode calcular e saber alguns detalhes. O cálculo da aposentadoria é importante para que esteja ciente de todos seus direitos e ainda possa mudar sua postura se essa não estiver de acordos com suas expectativas. A simulação é importante aos trabalhadores da iniciativa privada. O valor do benefício é de direto de todos os brasileiros e através do decreto de Lei nº 9.876 de 29/11/99.

Aposentadorias e suas normas

·         Aposentadoria Especial – Esta segue a regra de tempo de contribuição, sendo concedida pelo INSS. O beneficio é concedido e assegurado, porem há uma investigação, para concedê-la. Para o aposentado ter direito a esse tipo de aposentadoria, ele terá que provar que esta trabalhando em condições que são prejudiciais a saúde e também ter ao menos de 15 a 25 anos de tempo de serviço.

·         Aposentadoria por idade - Esse benefício é assegurado pela Previdência Social. A pessoa ao atingir a idade avançada, pode ter um risco social estimável, por isso através da lei 8.213/91, arts. 48 a 51 que regulamenta este tipo de aposentadoria.  A aposentadoria por idade assegura a velhice de pessoas que tiveram um bom plano de aposentadoria na vida.

·         Aposentadoria por invalidez – Esta modalidade é um beneficio continuado que assegura pessoas que tiveram com problemas de saúde durante sua vida de trabalho e que partilharam do auxílio-doença. Aposentadoria por tempo de contribuição - Esta aposentadoria por tempo de serviço, está clara, é a forma de aposentadoria em que a pessoa trabalhou e contribuiu por 30 anos sendo mulher e 35 anos os homens.

O planejamento

Ter uma reserva em poupança ajudará em sua aposentadoria e pode ser a forma mais inteligente de guardar dinheiro em longo prazo. Planejar a reserva financeira e as tiradas mensais pode ser divertido e eficaz na hora de se aposentar, e pode fazer isso a qualquer tempo.  

·         Aposentadoria compulsória – Essa modalidade de aposentadoria é uma forma de sanção, para juízes que atuam e estão incompatíveis com o cargo exercido. Esses juízes podem estar cometendo algumas faltas como crime ou/e qualquer delito corrente. Os juízes têm uma vantagem de irredutibilidade de subsídios, a inamovibilidade, vitaliciedade e demissão. Pois quando passam por um processo administrativo a pena é aplicada com uma aposentadoria compulsória. Isso em base de conhecimento, pois não fará parte de plano de aposentadoria de pessoas.