Páginas

Manter um Controle Financeiro Estável




Para manter as suas finanças em ordem é recomendado que se tenha força de vontade e também um orçamento para que possa organizar todas as suas contas de forma que você entenda. Tanto um orçamento pessoal, familiar quanto empresarial precisam ser bem administrados, caso contrário não conseguirão uma boa postura durante o seu mês.

Controlando as suas Finanças

Existem muitos macetes que qualquer pessoa pode fazer para que consiga ter economias e ao mesmo tempo manter o seu quadro financeiro estável. Eles são:

 Nunca gaste mais do que você ganha. Esta é a melhor forma de controle. Faça uma planilha marcando o que você tem de dinheiro e o quanto precisará gastar ao mês, tudo controlado, e desta forma terá o controle.

 Os gastos fixos precisam ser marcados, e nunca esquecidos, pois são contas que terá que pagar todos os meses, ou seja, aluguel (quem tem), água, luz, internet, parcela de carro, e outros itens.

 O cartão de crédito é o maior vilão de todo o mundo. Ter um cartão muitas vezes é sinônimo de dividas, e altas! Portanto, tome muito cuidado com as contas que fará com o cartão e principalmente se atente aos juros. Só use quando for preciso, em caso de não ter dinheiro e sabe que poderá pagar quando vier a fatura.

 Procure sempre ir ao supermercado semanalmente para que possa aproveitar as ofertas que tiver, assim estará lhe ajudando no próprio orçamento. Mais uma dica desse modelo é não levar as crianças no supermercado quem tem, pois com elas sempre acaba gastando um pouco mais que o previsto.

 Prevendo que terá mais despesas comece a economizar antes para que tenha essa reserva no momento certo. Em hipótese alguma empreste dinheiro, pois os juros são altos e muitas vezes poderá não conseguir pagar.

Economize as horas extras

As horas extras que um funcionário cobre na empresa pode ser muito importante nas horas em que a situação orçamental fica difícil. Portanto, quando se tem algum pagamento a mais ou então as horas extras as guarde para que tenha quando precisar ou comprar algo que você queria e agora comprará à vista.