Páginas

Como Fazer uma Declaração de Renda


A maioria das pessoas que nunca declararam o Imposto de Renda antes encontram dificuldades no ato da declaração. É preciso ter em mente que qualquer erro é muito grave, afinal você estará passando os seus bens à Receita Federal e não pode conter erros. Quando baixa o programa há uma série de itens a seguir indispensáveis para a declaração, e estes são:

- Abertura do programa;
- Importação de dados (caso já tenha feito o ano anterior);
- Tipo de declaração (físico ou jurídica);
- Identificação do contribuinte (de quem declara);
- Dependentes e alimentados;
- Rendimentos de variados modos;
- Imposto pago ou retido;
- Bens e direito;
- Dívidas;
- Informações sobre o cônjuge;
- Espólio, entre muitos outros.
Para declarar basta você seguir todos os itens do programa e com isso ir preenchendo de acordo com o pedido. Depois de tudo preenchido você precisa enviar esta declaração para a Receita Federal e isso será feito através do programa ReceitaNet, outro programa que precisa ser baixado para finalizar a declaração. Depois que você salva a sua declaração selecione no ReceitaNet a mesma e envie. Automaticamente receberá o recibo da Receita para guardar e não ter problemas posteriores.

Antigamente era permitido fazer a sua declaração no papel ou entregue no disquete na Receita Federal de sua cidade, porém ao longo dos anos estes métodos foram retirados e atualmente somente pela internet é possível fazer a declaração. Para as pessoas que não sabem ou não querem fazer a declaração é possível que o seu contador faça ou então uma pessoa de confiança. Isso tem um preço, mas não é muito. Mas em todo o caso para quem quer economizar aprenda a fazer sozinho e não gaste.

A declaração para pessoas jurídicas se modifica um pouco, pois os lucros serão diferenciados. Mas não deixe de declarar, pois é muito importante, afinal quem não declara deixa de pagar impostos, o que é visto como crime.