Páginas

Dicas para Administrar o seu Dinheiro

Administrar um dinheiro não é fácil para ninguém independente da sua condição social. Ter um orçamento mensal é o primeiro passo para administrar do dinheiro, pois desta forma terá controle no que precisa gastar e no que vem gastando nos últimos meses e que não é necessário para a sua vida. Outro passo é o planejamento que se deve ter para que assim saber onde precisa chegar, ou seja, a sua meta.

  • Portanto, a primeira dica vai para o seu planejamento mensais. Uma pessoa que planeja onde deseja chegar, ou seja, sabe qual é a meta a seguir conseguirá chegar ao seu objetivo.
  • Saber controlar os gastos. Contas todos possuem para pagar e a grande diferença entre os seres humanos é saber controlar os seus gastos. Você pode dividir as suas contas como contas fixas, contas que podem mudar e as que ainda virão. As que ainda virão podem ser colocadas como barzinhos, baladas e outros eventos que estão previsíveis e são em dinheiro e as que podem mudar especifique o cartão de crédito. Sempre que gastar coloque em seu orçamento o que acabou de gastar, assim mantendo maior controle sobre elas.
  • O ideal é guardar 10% do seu salário. Quando não se consegue guardar este valor porque possui contas fixas guarde menos, porém quando dá para guardar não deixe esta oportunidade escape, pois estes 10% poderão ser a sua válvula de escape caso algo ocorra com você como em caso de precisar ir ao médico.
  • Dê sempre preferência para as compras à vista, pois desta forma você conseguirá descontos nas compras e sem contar que não paga juros algum por ter escolhido este método de pagamento.
  • Utilize o mínimo possível o seu cartão de crédito. O cartão de crédito é um grande vilão não somente para os brasileiros. Para os que não conseguem pagar a fatura optam por parcelar e quando isso ocorre o juros é dado. Não deixe atrasar a fatura, pois poderá debitar automaticamente de sua conta corrente no banco, o que também pode cobrar juros.