Páginas

Dicas para Trabalho em Equipe


Quando entramos em idade adulta um fato é certo, vamos ter que encontrar um emprego, pois é a natureza humana. Porém, o que mais tem provocado os profissionais é o trabalho em grupo. Como podemos observar o ser humano, em alguns casos, tem medo de se relacionar em grupo, seja por timidez, ego ou disputa. Já há tempos sabemos que trabalhar em grupo e quando isso funciona temos um ótimo ambiente de trabalho e mais praticidade. O trabalho em equipe pode ser o grande segredo de sucesso das grandes empresas, mas temos que trabalhar antes de tudo a personalidade de cada um.

Paciência, Opiniões Alheias, Criticas

A paciência é essencial, mesmo sendo difícil ter em algumas ocasiões, há certas pessoas que nos irritam e nos tiram do serio, esta é a hora de ser superior e ignorar e ter paciência. Procure, quando estiver perdendo a paciência, mostrar seu ponto de vista e suas opiniões. Aceitar a opinião alheia para muitas pessoas pode ser muito difícil. Novas ideias pode não ser tão aceitável, muitas pessoas são orgulhosas, mas isso não pode afetar o grupo, jamais! Reconhecer as ideias da equipe te dará abertura para que eles possam reconhecer suas ideias mais tarde. Os conflitos iram surgir, ainda mais quando se trata de uma opinião, mas ser assertivo e desenvolver técnicas para que as sugestões sejam bem-vindas. Muitos grupos causam brigas e intrigas por terem muitas criticam, temos que relevar algumas coisas, muitas coisas boas aparecem em conversas e avaliações sem criticas.

Dividir, Trabalhar e Colaborar

O trabalho em equipe tem que ter tarefas divididas. Todos podem realizar tarefas distintas para quer a equipe possa se sobressair. Compartilhar e delegar também são importantes aspectos do trabalho em grupo. Todos tem que colaborar, dar ajuda aos colegas, além de ser um ato cheio de satisfação pode ajudar no trabalho em equipe. Manter a postura firme é uma atitude de qualidade e o trabalho em equipe rende enormes frutos, por isso mantenha a postura perceptiva.

Dialogo

Uma equipe só funciona com dialogo. Como um grupo vai saber agir se ninguém delegar nada, ou se todos fizerem a mesma coisa e deixarem outras por fazer? Por falta de instrução e conversa, pois bem, conversa é tudo! Outra dica, muito importante sobre dialogo é se temos algum problema é importante a conversa para acertar todos os detalhes.  Isso mantei o grupo com feedback a todo momentos, garantindo qualidade de trabalho.