Páginas

Décimo Quarto Salário - O que é?


O décimo quarto salário é conhecido popularmente como abono salarial. Muitas pessoas não sabem que tem direito a ele e acabam perdendo por essa falta de informação. Ele só pode ser recibo pelo trabalhador após cinco anos de carteira assinada, não precisa ser consecutivos. Após cinco anos de trabalho em carteira assinada se você tiver tido apenas trinta dias de carteira no ano anterior do qual você está tem direito a receber.

Para receber anualmente a Caixa Econômica Federal disponibiliza uma tabela para que as pessoas visualizem quando poderão retirar o seu salário. É necessário que tenha o cartão cidadão para realizar esse procedimento, ou seja, ir até a Caixa Econômica no caixa eletrônico e retirar o mesmo (isso para quem não está trabalhando). Para as pessoas que estão trabalhando ela vem na folha de pagamento junto com o restante do salário.

O valor do décimo quarto é o mesmo que você está acostumada a receber na empresa que trabalha, pois não deixa de ser um salário a mais que recebe e que ajuda em todas as duas contas. Para receber anualmente é preciso ter trabalhado um mês no ano anterior, por este motivo muitas pessoas não recebem.
Os brasileiros geralmente por falta de informações porque não as buscam acabam não recebendo o mesmo. Mas vale lembrar que não são todas as pessoas que podem receber mesmo tendo o número do PIS. Pessoas que recebem mais de dois salários mínimos não podem receber, está fora do pagamento. Mais informações você consegue encontrar através da unidade da Caixa de sua cidade.

O que Fazer com o Décimo Quarto Salário?

O décimo quarto salário é de uso do trabalhador, portanto, é de vontade sua o que fará com o salário extra que acaba recebendo. Quando ele é pago próximo as festas de fim de ano geralmente são utilizados para comprar presentes e itens para as ceias. Para quem recebe o presente é excelente e para quem pode pagar também, pois é um ato de dividir o que ganhou e não precisa usar para nada. Outras pessoas gostam de guardar ou então investir o dinheiro para render mais em uma conta poupança ou fundos de investimento.