Páginas

Diferença entre Orçamento e Planejamento


Para pessoas que nunca ouviram falar nem em orçamento e nem planejamento acharão que é a mesma coisa, mas não é. Essa é uma parte em finanças em que as pessoas precisam diferenciar para que possam organizar as suas finanças. O planejamento tem dentro dele o orçamento, pois quando você precisa planejar algo, como é o caso de uma viagem o orçamento estará dentro do mesmo para que possa visualizar no que precisa economizar para que este planejamento dê certo.

Muitas vezes em um determinado planejamento é preciso que tenha vários orçamentos mensais para visualizar quais foram os gastos desnecessários e também o que entrou e saiu da sua conta. Portanto, não há como separar o orçamento o planejamento se deseja ter um objetivo de guardar dinheiro ou economizar.

Organizar o seu dinheiro significa planejar o que você pode ou não gastar. É preciso economizar suas finanças para que possa fazer o que deseja. O orçamento precisa mostrar tudo que entrou e saiu do seu caixa, independente de ser uma empresa ou uma pessoa física. Quando você é uma pessoa física precisa colocar em seu orçamento o que entrou, ou seja, salário, serviços extras e muitos outros. E a saída é como o próprio nome já diz, sendo tudo que sai, ou seja, tudo o que você gasta.

É importante que tenha em mãos os orçamentos dos meses passados, pois desta forma você continuará visualizando e o que precisa cortar o seu hábito o mais rápido possível, assim será possível alcançar o seu objetivo ainda mais rápido.

O orçamento confiável é muito importante, pois não adianta colocar o que na verdade não acontece. O grau de precisão de um orçamento é importantíssimo, se possível atualize o seu orçamento diariamente, assim não ficará com duvidas no que gastou. Assim permitirá fazer uma média de quanto gastará no mês. Uma dica interessante para quem nunca fez um é colocar tudo organizado como alimentação, lazer, combustível, aluguel, roupas, entre outros. Essa é uma forma que ficará muito mais pratico de organizá-lo.