Páginas

Evitar Gastos no Final de Ano


Os gastos de fim de ano sempre acontecem e isso não tem como não fazer, a não ser que não faça festa. Há formas diferentes para reduzir o que você gasta, não é necessário gastar muito com elas. O natal que é uma festa de fim de ano as pessoas costumam trocar presentes, assim deixando bem alto o custo para a festa. E se você deseja reduzir os mesmos deve parar de dar os presentes ou pelo menos reduzir o valor dos mesmos.

No caso das ceias o mais indicado a fazer é pedir para que cada pessoa que vai a sua casa levar um prato, pois desta forma todos não gastarão muito e ao mesmo tempo se divertirão.

Para as pessoas que possuem décimo terceiro podem gastar um pouco mais, mas para a pessoa que não ganha é preciso economizar. No caso de achar que ficará muito pesado fazer a ceia em sua casa peça para fazer na casa de outra pessoa, afinal todos gostam de festas em casa.

Programe o seu orçamento com antecedência. Quando o orçamento de tudo que vai gastar já é feito antes é muito mais fácil. O ideal é guardar um pouco por mês para que possa fazer a sua festa de final de ano sem problema algum e ainda aproveitá-la.

Não exagere nas bebidas caras. Muitas pessoas gostam de tomar bebidas caras, mas isso não quer dizer que você precise comprá-las. Portanto, deixe claro que se quiser tomar algo mais caro deve levar para não pesar no bolso de ninguém.

Utilize árvores de natal artificial. Não é necessário gastar dinheiro comprando uma árvore real. Sem contar que as árvores artificiais podem ser utilizadas nos outros anos e não precise gastar novamente com ela. O mesmo ocorre com os enfeites. Utilize os mesmos e sempre vale comprar algum detalhe para a árvore. Não precisa deixá-la idêntica.

O problema não é gastar demais no natal e sim se endividar. Portanto, faça as suas compras à vista com o dinheiro que tem, com o décimo terceiro, mas tente ao máximo não usar o cartão de crédito, pois a fatura vencerá no mês de janeiro e este é um mês que contem muitas contas a pagar, principalmente para quem tem veículos e casas próprias.