Páginas

O que é Contabilidade Financeira


A maioria das pessoas não sabe o que é e nem como faz uma contabilidade financeira. Essa é uma expressão técnica para falar sobre matéria contável. Isso é de muita importante o entendimento, principalmente para as empresas. Para informação, a contabilidade financeira sintetiza a operação teórica e prática que surgiu no inicio do século XX. A Contabilidade é a gestão de nossas contas e débitos financeiros que é cuidada através de uma espécie de colaboração de nossos demonstrativos de finanças, este é o principio de contabilidade financeira.

Diferença de Contabilidade Financeira e Contabilidade Administrativa

A Contabilidade Financeira  como vimos, é uma espécie de expressão da matéria contável, gastos e débitos. Este tipo de Contabilidade é uma sequencia que atinge a Contabilidade Administrativa. Antigamente era conhecida como Contabilidade Departamental, Analise ou Consolidação de Balanço. Essa técnica está ligada a gestão de técnicas desenvolvidas na América, para corporações. Com uma corrente que media os dados científicos europeus, italianos e se denomina a contabilidade patrimonialista. Quando isso chegou ao Brasil, os americanos propuseram que o nome fosse Contabilidade Gerencial, em inglês Management Accoutingm, com o objetivo é a observância da contabilidade financeira.

Contabilidade Financeira no Brasil

No Brasil a Contabilidade Financeira foi incorporada pela legislação da Lei 6.404/76, um elemento que veio diretamente da escola patrimonialista. Para esclarecer melhor o versículo do artigo 178 está citando: "No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise financeira da companhia". Com essa direção centrada no patrimônio, os objetivos financeiros se tornam uma expressão mais ampla de todas as regras da contabilidade financeira. O importante é não comprar e considerar como sinônimos e sim a escolha de contabilidade geral ou empresarial como recomendas. A sociedade usa a contabilidade, pois está estrita e regulamentada em lei, para a defesa. Com o liberalismo em 1929, fraudes trouxe a convergência da Contabilidade no Brasil, sendo assim a Contabilidade Patrimonial é a segunda tradição com a abordagem econômica e financeira. A Contabilidade Gerencial no Brasil visa a empresa interna, isso com quase todas as empresas administrativas, tendo a liberdade em uma precisão maior.