Páginas

Finanças Pessoais a Dois


A partir do momento em que se pensa morar juntos, em dois é preciso pensar em detalhes todas as contas que terão e fazer as finanças pessoais pra que juntos economizem o máximo que puderem. Morar juntos não significa que as despesas vão aumentar, pois elas só aumentam quando se gasta mais do que deveria, portanto, o orçamento será à base de tudo em uma união. Todo esse período de fazer o orçamento, organizar as contas é um período de adaptação, por este motivo que deve se ter dinheiro em reserva.

O processo deve ser encarado com paciência, pois ele é demorado até acertar todos os meses que estão juntos. Os móveis é a parte mais cara e que deve ser vista com o maior tempo possível. Neste momento vale a pena pesquisa, afinal a mobília será o que mais ficará visível e o que mais exigirá dos morados. Quando uma pessoa tem um foco e a outra tem outro é importante que sentem, conversem e resolvam ter apenas um foco, para que assim alcance mais rápido o objetivo.

Traçar metas é importante para que a vida se inicie realmente. A partir do momento em que o casal passa a traçar metas juntos é o começo de uma vida. Os gastos devem ser somados e divididos entre os dois, afinal morar junto é assumir responsabilidades unidos. E essa união leva a força para enfrentar qualquer barreira.

Tenha em mente que precisará de um orçamento planejado, pois será somente através dele que terá controle sobre todas as contas que tem para pagar durante o mês. Você deve colocar e dar prioridade para as contas fixas, ou seja, aluguel, parcelas, água, luz, entre outros. Quando você coloca essas contas já sabe o que gastará no mínimo durante o mês. O orçamento pode ser feito dividido por categoria como lazer, alimentação, combustível, roupas, escola, entre outros.

Depois de organizadas as contas e tudo esteja correto o que precisa fazer é fazer uma poupança para que possam juntos guardar dinheiro e assim utilizar quando precisar, sendo uma espécie de reserva de segurança. Desta forma, precisando de dinheiro não precisarão ficar em apuros para conseguir um empréstimo, pois já terão em conta o que precisam.