Páginas

Dicas para Entrevista de Emprego Individual


Uma boa entrevista de emprego é caracterizada pelo conjunto não apenas por um requisito. Ou seja, não tem como uma empresa contratar uma pessoa que é impecável no currículo, mas não tem comunicação oral nenhuma. Isso é um ponto que se perde muitos pontos. O primeiro item a tomar muito cuidado e prestar atenção é quanto ao horário da reunião e local. Dê preferência por chegar alguns minutos antes, mas não meia hora antes, pois isso poderá mostrar ansiedade. O mesmo ocorre se você chegar atrasado, será necessário uma boa justificativa.

O traje que você coloca também é muito importante para uma entrevista de emprego. Ele deve ser formal e diferenciado para homem e mulher, obviamente. Para a mulher o ideal é colocar uma saia, camisa discreta e não exagerar no salto. Elas também estão usando conjunto de terninho com calça. Para os homens um terno, uma calça e sapato. Mas vale lembrar que esse é um conjunto utilizado mais para empresas. Nem sempre as lojas requerem tanto de um candidato. Procure saber os pré-requisitos.

Concentre nas perguntas que o entrevistador lhe fizer (geralmente profissionais da área de Recursos Humanos). É preciso responder com clareza e mostrar que realmente entende do assunto. Não é nada legal pedir que a pessoa que está lhe entrevistando repita a pergunta. Preste atenção e responda corretamente de acordo com o que lhe foi falado.

Esteja organizado se ele lhe pedir para fazer alguma coisa. A organização mostra que você está apto para o cargo ou não, mas é preciso tomar cuidado para não se atrapalhar. É necessário saber que estará sendo avaliado o tempo todo. Faça com calma e mostre que é capaz.

A preparação para as respostas é algo que precisa ser natural, mas que seja firme. É preciso sempre estar preparado para perguntas como “Por que você se acha capaz para essa vaga de emprego?”, “De que forma ajudará a empresa crescer?”, entre outras neste estilo que precisam ser respondidas com cuidado e atenção.