Páginas

Pagamento de Dívidas – Qual a Melhor Forma?


O pagamento de dividas sempre foi algo que não agrada ninguém. É preciso ter foco para fazer o pagamento correto das dividas que conseguiu durante os anos. Quando a divida é em algum banco é mais simples conversar, afinal você consegue um dialogo sendo muito mais fácil fazer uma renegociação da divida, que é uma das alternativas mais utilizadas pelas pessoas que devem em bancos.

Nesses casos você deve procurar o banco e explicar o que está havendo, pois desta forma eles poderão ou não renegociar com você. É importante que analise quais são as suas opções, qual é o juros que ele vai cobrar e principalmente as opções de pagamento (quantidade de meses). Muitas pessoas optam por vários anos com a mensalidade pequena nas prestações, outras preferem poucas prestações com valores maiores. Ressaltando que quanto maior o número de parcelas maior será o valor de juros que pagará.

Para pagar a sua divida você deve parar e analisar o seu orçamento para que assim possa ver quanto poderá dar por mês para quitar de vez a sua divida. Algo que não é recomendado fazer é fazer um empréstimo para quitar uma divida, pois muitas vezes as pessoas nem percebem e acabam fazendo uma divida maior ainda por não analisar os juros.

Coloque em forma de lista quais são as suas contas e qual a importância de cada uma delas. Desta forma você verá o que pode gastar ou não, no que economizar e assim ir pagando as suas dividas.

A melhor forma de pagar uma divida é sempre à vista, pois desta forma tem um grande desconto, porém esse é um item que não cabe no bolso dos brasileiros, pois nunca possuem uma reserva em casa para pagar esses problemas. Portanto, cuidado com o que gasta para que não tenha que se preocupar lá na frente com juros e correções. O ideal é sempre se prevenir, ou seja, viu que gastou mais do que poderia em um mês economize no outro para equilibrar. Não fazendo isso dificilmente você não entrará em uma divida.