Páginas

Em sete anos, número de cartões de crédito cresceu 132% no Brasil





O cartão de credito é um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros como meio de compras. O uso dessa ferramenta cresce a cada ano, mas com isso a inadimplência cresce também. Pesquisas feitas chegaram em um consenso de que o número de pedidos e uso do cartão de crédito cresceu mais de 132% em sete anos. Os brasileiros chegam próximos aos britânicos, em uso do cartão de créditos e além disse ainda cresceu a taxa de inadimplência que aumentou 12% nos últimos anos. Este estudo foi realizado pelo GoOn que além disso também chegou a respectiva de que o Brasil gasta em torno de 33,7% do PIB com cartão de credito. O Reino Unido tem um índice parecido que chega a 39% a 45%. O que temos que ter em mente é que o Brasil, diferente desses outros países é um país de terceiro mundo, em a economia se baseia em bens de consumo. Esse índice implica em ficarmos atentos por estamos ameaçados do crescimento da inadimplência.

Este levantamento aponta o Brasil como um país com alto risco de ficar ainda mais devedor e inadimplente. As compras no cartão, quase sempre são a prazo, mas mesmo assim, existem pessoas que acumulam dívidas. Isso se torna a vida muito complicada e complexa para os bancos. Uma situação que envolve muita outra coisa da economia. O Banco Central também demonstra que os brasileiros podem estar no risco de se tornarem ainda mais inadimplentes, mas até que esses dois outros países. Os brasileiros não estão conseguindo administrar  o uso do cartão de crédito. Sabe-se que mais de 29,5% das pessoas fazem algum tipo de operação com cartão de crédito no país. Destas existem pessoas que estão em atrasos de mais de 90 dias para vencer o mês de maio.


Os gastos com cartão comprometem muito a vida. As taxas de juros podem acrescentar mais de 323% ao ano um dos mais caros entre os países da America latina.  As dividas tendem a ter atrasos e juros caríssimos, por isso é de grande importância para todos os brasileiros.