Páginas

Dicas para Quem vai Morar Sozinho

O orçamento de uma pessoa que mora sozinho se modifica a partir do momento em que tem contas individual para pagar. O planejamento deve ser feito antes de se mudar, pois depois que mudar as contas vem rapidamente e a partir dai o orçamento precisa ser feito mensalmente.

As contas fixas não podem faltar no orçamento, pois são essenciais para que tenha luz, água e comida. O supermercado é uma conta que precisa ser planejada; faça uma lista de tudo que precisa na sua casa, ou seja, todo que é necessário e não o que deseja. O orçamento consiste em contas fixas, contas parcelas que são os carnes ou cartão de crédito, recarga de celular, entre outros.

Pacotes de televisão, internet e telefone não é preciso um pacote que custe caro, compre o básico e se possível o que não contém telefone. Para o aluguel o condomínio nem sempre está presente, mas quando está é preciso colocar em suas contas antes de começar a pagar para que não falte para o seu orçamento.
O serviço de faxineira é indispensável para quem não tem tempo de limpar, porém procure contratar uma diarista que faça um preço mais barato para estudante.

É sempre preciso ter uma poupança para imprevistos como uma lâmpada queimada, algum serviço que tenha que gastar dinheiro. Empréstimos não devem ser feitos, pois são difíceis de pagar e quando entra no acordo com o banco é muito mais difícil de pagar. Procure algum parente ou amigo para emprestar com juros mais barato, pois não corre o risco de seu nome ir parar no Serasa e nem de ficar sem dinheiro.

O seu trabalho começa antes mesmo de sair de casa, ou seja, economizar. Quem deseja morar sozinho o dinheiro deve ser organizado, afinal precisará comprar os móveis e principalmente arcar com as principais contas no começo enquanto não encontra alguém para dividir apartamento, porém quando opta por morar sozinho deve se ter consciência de que as contas dobram.


Identifique o seu padrão de vida, veja qual emprego precisa para manter as suas despesas, ou seja, se precisa trabalhar meio período ou período integral, assim organizando o orçamento e principalmente analisando os seus horários livres para estudo e lazer.