Páginas

Cuidados ao Fazer um Currículo

O currículo deve ser elaborado com o máximo de cuidado possível, afinal é através dele que você se apresentará diante de uma empresa. O ideal é ser claro e objetivo, o máximo possível para que convença de que você merece a vaga mais que os outros participantes. Com o currículo geralmente você não é contratado, é preciso passar pelo processo seletivo que inclui geralmente a entrevista e é nessa hora que você confirma todos os dados de seu currículo sem mentiras.

Em relação à estrutura o básico é sempre a melhor maneira se de montar um currículo, pois fica de fácil visualizar para quem precisa. Para quem não sabe fazer um currículo há diversos locais como as lan houses que fazem e imprimem o currículo com um custo por mão de obra. Um dos maiores cuidados que devemos ter ao fazer um currículo é colocar foto no mesmo, pois isso é uma questão que varia de empresa para empresa. Há as que pedem para que o cliente coloque a foto no documento, mas as que não pedem você não deve enviá-lo com a foto, pois poderá até mesmo perder alguns pontos por isso.

Resuma todo o seu currículo. Ele deve ser um documento breve, uma breve apresentação e não um livro sobre a sua vida. Até mesmo na hora de colocar os seus trabalhos anteriores se forem muitos selecione o que colocar, ou seja, coloque o que foi importante para você ou por ordem de data. E lembre-se que o currículo é individual de cada pessoa, assim personalize no momento de colocar o cargo pretendido, não mantenha a mesmice das mesmas letras sempre; destaque pode ajudar a reforçar a sua ideia.


Apesar de ser um documento não deve ser assinado e muito menos registrado em cartório. É algo informal que deve ser levado nas empresas e vale ressaltar que não é no mesmo dia que você entrega o seu currículo e faz a entrevista. Isso acontece com frequência baixa, afinal a empresa precisa antes de lhe chamar para uma entrevista analisar o seu currículo para ver se encaixa com as funções exercidas pelo cargo.