Páginas

Como Estudar de Maneira Correta

Estudar não é algo que a maioria dos jovens gostam. Todos gostam de sair, de curtir a noite com os amigos e se esquecem de que sem os estudos não conseguem muitas coisas. Portanto, é preciso sempre ter uma estratégia de estudos para que consigam assimilar o que foi dado em sala de aula. Não há uma fórmula com a maneira correta de estudar, mas há fatores que contribuem para o melhor desenvolvimento.


  • Estude em um ambiente claro e confortável. Ler toda a matéria que aprendeu em um ambiente que tenha bastante luz é excelente, pois evita de dar a fadiga e ainda consegue ter uma melhor visão. Sempre opte por uma cadeira e mesa, nada de sofá, cama, etc. Estes locais contribuem para que o cérebro entenda que não quer estudar, mas sim ver televisão, dormir.
  • Trace um plano de estudos antes de começar, principalmente em época de prova. Fazendo desta maneira você consegue analisar o que está sabendo ou não, e, as matérias mais difíceis ou que você entende menos deixe para os dias que são mais tranquilos, e as matérias que exigem mais leitura deixe para dias em que esteja cansado, assim não tendo que exigir tanto do cérebro.
  • Faça grupos de estudo. O grupo sempre ajuda quem precisa, pois você acaba compartilhando com outra pessoa o sabe e que muitas vezes ela não sabe como fazer, assim deixando de estudar por este motivo.  Portanto, faça o grupo o quanto antes da prova for, assim tendo mais tempo para estudar e tirar todas as dúvidas.
  • Procure o seu professor para tirar dúvidas, principalmente dentro de sala de aula. O professor tem a obrigação de ensinar o aluno dentro do que ele não entendeu. Logo, se está em sala de aula e não entendeu a matéria não tenha medo de pedir e peça para que ele repita para você, pois muitas vezes a sua dúvida é a dúvida de muitos.
  • Utilize o computador apenas para pesquisa no horário de estudo. Esqueça-se das redes sociais e jogos. Este é o momento que tem de ganhar conhecimento e aprender a matéria.