Páginas

Como Pedir Demissão do Emprego

A demissão sempre é um obstáculo no meio do caminho para quem quer sair da empresa, mas não sabe como conversar com o patrão para pedir isso a ele. Muitos trabalhadores não pedem demissão por medo de perder os seus direitos, mas isso não é necessário ter medo porque todos que se desligam do emprego possuem direitos como qualquer um.

Alguns direitos que o trabalhador tem é a escolha de cumprir o aviso prévio, mas caso não opte por isso poderá ter descontado em seu salário; as férias proporcionais ao que trabalhou assim como os meses que trabalhou. Um item importantíssimo de saber é que quando se pede a demissão não é possível sacar o FGTS (Fundo de Garantia).

É um momento crítico pedir demissão, porém não é impossível, basta ter calma e falar diretamente com o seu patrão. Essa é a primeira dica, pois não é nada profissional enviar um e-mail, por exemplo, explicando o porquê da demissão. O primeiro passo é marcar um horário com o seu chefe e dialogar olho no olho.

Como Pedir?


  • O ideal é que vá com argumentos para pedir a demissão, pois há empresas que não deixam os seus funcionários irem embora sem motivo plausível para isso.
  • O profissional antes de pedir a demissão deve refletir sobre o que está o levando a pedi-la, pois muitas vezes uma pessoa não tem como trabalhar em outro emprego e volta para a empresa, e neste caso é difícil ter o mesmo cargo.
  • Outra coisa que é um ponto importante de ser feito é agradecer por tudo que a empresa proporcional ao tempo de serviço que prestou, assim estará mostrando que está saindo com aprendizado e que é grato por tudo.
  • É importante quando sair deixar explicito o porquê está saindo da empresa, ou seja, se foi a empresa que lhe desmotivou deixe claro e deixe também sugestões, pois assim você conseguirá fazer a empresa crescer e amadurecer, fazendo com que melhore com os seus próximos funcionários.
  • Quando sair deixe uma pessoa em vista para que seu patrão não fique nas mãos, assim ele verá que se um dia precisar voltar a empresa estará de portas abertas.