Páginas

Comprar um Carro: Financiamento ou Pagamento à Vista?

Adquirir um carro não é tão fácil quanto parece, pois quando fala em compra o valor é muito alto. Entretanto, a vontade de ter um veículo é tão grande que os consumidores acabam comprando parcelado por meio de financiamento. Mas será que esta forma vale a pena? Veja as diferenças.

Financiamento x Pagamento à Vista

Os financiamentos são excelentes opções para comprar um carro a curto prazo, já o longo prazo acaba ficando alto o valor, dando para pagar dois carros no final do mesmo.
Há o CDC e leasing, tendo diferenças grandes entre os dois. Com o CDC se conseguir pagar adiantado é permitido, assim diminuindo o valor final do veículo. Já no leasing não é possível adiantar parcelas e nem quitação, deixando o consumidor preso ao financiamento até o final dele. O desconto dado no CDC é grande e proporcional.

O pagamento à vista é sempre melhor, porém é a forma que as pessoas menos conseguem comprar. Quem não tem presa de comprar o automóvel o melhor a se fazer é comprar à vista para que tenha um bom desconto e opcionais a seu favor.

Muitas vezes vale a pena investir em algo semi novo, pois as garagens conseguem bons preços nestes veículos, assim compensando para o comprador e para o vendedor que lucra por cima. O ideal a ser feito é guardar todo o seu dinheiro em uma poupança para que desta forma consiga ter o dinheiro para comprar o veículo à vista. Em inúmeros sites é possível fazer a simulação de financiamento para ver quanto pagará no carro e assim conseguirá ver o quanto compensa. Muitas vezes guardar três anos e comprar o carro vale a pena do que pagar quatro anos por um veículo que ficará desvalorizado quando terminar de pagar.


A dica dada é quando for comprar o seu carro não vá pelo melhor, compre o que está dentro de seu orçamento, assim não ficando com dividas posteriormente. O que muitos também fazem é o consorcio que vão pagando por mês e há sorteios mensais que você ganha o carro. Se até o final do seu pagamento do consorcio não ganhar o carro no sorteio pode retirá-lo por já o ter pagado.