Páginas

Importância da Segurança no Trabalho

Todos trabalham diariamente pelo salário no final do mês, mas muitas vezes estão trabalhando de forma incorreta e não sabem por falta de instruções da própria empresa que trabalham. A segurança do trabalhador é importantíssima não somente para vida pessoal do mesmo, mas também como para a empresa que não precisará arcar com gastos se ele estiver saudável. Existem normas a serem seguidas para a ergonomia do trabalhador, isso pode ser visto na NR-17 que é a norma regulamentadora que as empresas devem seguir.

Pode se não se ver a importância a olho nu, mas isso porque o organismo do indivíduo é que sofre com o que passa. Um exemplo muito utilizado são pessoas que trabalham com computador. Estas pessoas precisam ter todas as ferramentas adaptáveis a ela, como monitor com regulável de altura, cadeira com regulável de altura nos braços, encosto flexível e altura também, mouse e teclado com possibilidade de mudança de local para melhor adequação, entre outros. Estes itens são indispensáveis para não ocorrer acidentes de trabalho a longo prazo.

Para quem trabalha com obras o cuidado deve ser redobrado, isso porque o risco de acidente aumenta muito. Desta forma os chapeis corretos devem ser utilizados, assim como as roupas, as luvas e principalmente dar toda a segurança em suas ferramentas como cordas, andaimes, betoneiras, entre outros.
São estes e centenas de outros itens relacionados a ergonomia que são vistos pelos profissionais desta área como é o caso do técnico de trabalho. Não somente ele, mas todos os outros profissionais relacionados a ele devem fazer e assim evitar danos tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Quando solicitadas informações do funcionário para com o empregador elas devem ser respondidas e caso não seja podem seguir a pessoas especializadas e até mesmo no sindicato.


A segurança não somente no trabalho, mas em qualquer local é indispensável para uma boa qualidade de vida e melhor desenvolvimento.