Páginas

O que é a Páscoa?

O que é a Páscoa?Muitas pessoas têm diversas dúvidas sobre o real sentido da páscoa, isso por que ela tem dois sentidos importantes na vida de muita gente. Quando falamos em páscoa logo nos vem na cabeça a imagens de coelhos e ovos de chocolate, mas não é bem assim. A Páscoa é o marco na vida dos religiosos e marca a ressureição de Cristo, onde é celebrado no domingo após a a sexta da paixão. Vamos aqui explicar o sentido de celebrar a páscoa e como começou essa tradição pelo mundo, a festa do chocolate.

A Pascoa é festa de maior importância na vida dos cristãos, isso por que focaliza o dia que Jesus ressuscitou dos mortos. Ele tendo vindo ao mundo foi crucificado e morreu, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até o dia de ressureição. É o dia que as igrejas lotam e muitos fiéis vão as cerimonias litúrgicas para comtemplar a páscoa do Senhor. A festa é celebrada desde o inicio dos tempos, principalmente em Israel, por lembrar-se da fuga dos israelitas escravos, para a liberdade.

A festa é associada ao coelho, que representa a fertilidade presente no mundo, ovos pintados e reluzentes simbolizam a luz que Cristo nos trouxe pela sua Ressureição. A páscoa está totalmente relacionada ao coelho, pela facilidade de reprodução desse bichinho, isto é, o renascimento para a vida, como foi a ressureição do filho de Deus.

Já a historia do chocolate surgiu com os maias e astecas, onde o chocolate era considerado um alimento dos deuses, ou seja, um alimento sagrado. Foi uma forma de envolver o chocolate no mundo, como se fosse juntar o útil do ovo, com o agradável sabor de chocolate, hoje já virou moda em todo o mundo, dar e ganhar ovos de chocolate na páscoa já é mania. Hoje quem ganha com tudo isso são os comercializadores e vendedores desses ovos, que cada vez mais estão ganhando novas formas e novos tamanhos.

A festa da páscoa nunca cai na mesma data, fato esse, pois o calendário não é o mesmo, tornando a data da páscoa um acontecimento imóvel, onde dificilmente cairá no mesmo dia.

A festa é símbolo do amor, da paz e da fertilidade, amor mostrada por Cristo que deu sua própria vida por todos nós, pela paz que ele deseja ao mundo através de sua vinda ao mundo e pela fertilidade o renascimento, que ganhamos na sua ressureição dentre os mortos. Por isso vamos aproveitar essa data para fazer bons amigos, mesmo que você não tenha um ovo de chocolate enfeitado para dar, mas sim um bom abraço já é suficiente para alegrar alguém nessa data. Faça como Jesus que deu sua própria vida e com sua ressureição nos trouxe a alegria.