Páginas

Alugar um Imóvel sem Fiador


Alugar um imóvel sem precisar de um fiador é o que todos desejam para não terem nenhum problema quanto a isso. E o maior problema enfrentado com a grande parte das pessoas na hora de alugar uma casa ou apartamento é encontrar um fiador. É difícil de encontrar um fiador pelo motivo de que ninguém quer assumir a responsabilidade de arcar com quaisquer consequências do inquilino. Porém, isso hoje em dia pode ser trocado por deposito caução em dinheiro ou seguro de fiança locatícia.

Caução em Dinheiro

É uma opção viável a todos e justa para ambos os lados. Neste caso o inquilino precisa depositar o valor de três meses de aluguel em uma caderneta de poupança e no final do contrato se o locatário cumpriu com todas as suas obrigações esse dinheiro é devolvido com a correção. Caso contrário, a imobiliária fica com o dinheiro. O que é ruim para o locatário é que precisa dispor deste dinheiro no momento em que assina o contrato de aluguel, mas em contra partida se cumprir com as obrigações durante o contrato o terá de volta.
Seguro de Fiança Locatícia

É uma apólice de seguro, também feita pelo inquilino juntamente com uma seguradora. Neste seguro a imobiliária recebe o dinheiro do aluguel caso o locatário não pague, como uma espécie de fiador. Há ainda o opcional de contratar o seguro por danos causados ao imóvel e cobertura de despesas judiciais. Outras seguradoras ainda preveem a cobertura do IPTU e condomínio, chaveiro, serviços emergenciais 24 horas e outros que poderão ser escolhidos.
No caso do locatário os problemas resolvem por não precisar mais de fiador, mas por outro lado o valor é alto, em média de 1,2 aluguel. Chama seguro-fiança e esse valor pode variar de acordo com a analise de crédito que a seguradora faz antes de fechar contrato.

As imobiliárias dão preferência ao fiador, porém dão estas opções para que o locatário não tenha tanta preocupação com isso. Analise muito bem antes de contratar qualquer serviço, pois precisará dispor de dinheiro em ambos os casos.