Páginas

como identificar a potência do alto falante



Muitas pessoas tem paixão por carros, em equipá-los e principalmente turbiná-los com um som potente, alto, de qualidade e que chame a atenção por onde passa. Para aqueles que gostam de som para carros potentes devem sempre pesquisar qual a real potência do alto falante antes de tomar a decisão de comprar, pois é ele que faz com que o som do carro seja tocado “no máximo volume“ sem corromper o som. Os fabricantes de alto falantes, na maioria das vezes, desenvolvem os seus próprios modos de medir seus produtos, impossibilitando uma comparação de produtos de variadas marcas. 



Existe uma enorme diferenciação de potência de auto-falantes de som automotivo no mercado, e isso as vezes pode causar confusão. Provavelmente ao comprar um produto em diferentes lojas seja mostrado a potência em watts, mas aí que está o problema, pois existem dois tipos e a apresentação pode ser em PMPO watts ou em RMS watts. Normalmente nem o vendedor sabe, somente repassa o que está mostrando na embalagem do produto, mas vale ressaltar essa diferença.
RMS – é a sigla de Root Mean Square, é a potência real do alto falante e também a forma mais conhecida e preferencial de declaração de potência elétrica. E a potência a ser questionada na hora da compra;



PMPO – é a sigla para Peak Music Power Output (Potência de saída de pico musical). É a potência máxima que o produto pode chegar em um tempo limitado e sem considerar as distorções sonoras. Na maioria dos casos, os fabricantes utilizam esse valor de potência para chamar a atenção dos consumidores para o produto. Na sua definição inicial, o valor PMPO representava cerca de 3 vezes o valor RMS, no entanto, como não existe procedimento técnico normalizado, cada fabricante desenvolve seu próprio método para medir a potência de seus equipamentos, de forma que estes valores hoje podem chegar, no caso de alguns aparelhos analisados pelo Inmetro, até 50 vezes o valor RMS e, o que é considerado mais grave, o fator multiplicativo varia de fabricante a fabricante, impossibilitando assim uma comparação entre aparelhos de marcas diversas. Fique atento, e pesquise bem antes de comprar o som para o seu carro e evite futuros problemas.