Como Tratar um Cliente?


Em uma loja quase sempre o cliente tem razão, por este motivo precisa ser tratado com atenção e bem. O que acontece em milhões de lojas é que os funcionários não tratam bem os seus clientes e acabam vendendo menos que as outras. Para um cliente basta uma boa educação, conhecer do produto que esteja falando e principalmente não ficar colocando produtos para ele comprar, deixe o escolher. Essas são algumas das formas de tratar o cliente. Veja abaixo mais formas para tratá-lo como deve.


  • Intimidade. Cuidado quem você trata com intimidade. Alguns gostam de ser chamados pelo nome, outros não. Não deve ficar muito em cima de uma pessoa casada, afinal para ela isso é um insulto e não atendimento. Mantenha a distância correta e meça as palavras que usar, bem como o seu modo de agir.
  • Respeito. O cliente deve ser sempre tratado com respeito que precisa. Se ele está nervoso respire melhor e tenha paciência. Para ser um bom vendedor é preciso paciência, pois cada dia você atende uma pessoa com um humor, de uma maneira. O cliente alegando que está errado e você não está mostre com calma o ponto correto.
  • Conheça o produto. Tratar um cliente bem também significa conhecer o produto, afinal você está mostrando algo que lhe interessa. Sendo feita uma pergunte esteja pronto para atendê-lo com uma resposta verdadeira sempre. Analise e estude sempre o que a sua loja vende para ser um vendedor reconhecido.
  • Agradeça sem exageros. O agradecimento é sempre uma forma informal de mostrar que ficou satisfeito em atendê-lo e espere que ele volte. Fazendo isso um cliente sempre volta e compra com o mesmo vendedor, o que é excelente para ele que também comissão sobre o que faz.
  • Seja sempre uma caixinha de surpresa. Mostre que você pode o surpreender com coisas diferentes dentro do seu gosto, ou seja, mostre que consegue analisar o seu estilo e trazer produtos que ele vai gostar. É uma forma também de conquistar o cliente.